segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ATIVIDADES DE HISTÓRIA -3º BIMESTRE DE 2010

Caros Alunos
BOA NOITE!
Depois da vitória da GIDE, da realização do Seminário, creio que devem estar bem afiados para uma avaliação individual. Estas atividade são direcionada a vocês para que mais uma vez acumulem vitórias
Prezado aluno. Na Grécia antiga existia um desafio que condicionava a passagem do viajante somente se este respondesse ao enigma da Esfinge. Ao entrar no oráculo havia no alto do portal um enunciado desafiador “Decifra-me ou devoro-te”. Aquele que conseguisse interpretar corretamente a resposta seguiria por um caminho seguro e repleto de fartura, caso contrário retornaria daquele ponto e escalaria uma íngreme e perigosa escarpa. As respostas das questões objetivas estão codificadas nesta lista de exercícios. Após respondê-las confira os resultados .GABARITO NO DIA 15/09/2010 ÀS 21 HORAS.
BONS ESTUDOS!!!
ABRAÇOS DA EDNA


1-(UFES)O Tratado assinado pela Itália e pelo Vaticano em 1929, ao tempo de Mussolini e do Papa Pio XI,foi o
A-( )Tratado de Latrão;
B-( )Tratado de Constança;
C-( )Tratado de Milão;
D-( )Tratado de Nicéia;
E-( )Nenhuma das alternativas

2-(UFMT)Em 1933,Adolf Hitler, assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para implementação do nazismo,movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política.Sobre o nazismo é correto afirmar
A-O objetivo era dominar todo o Planeta,pregando a destruição dos povos tidos como atrasados;
B-Tinha contra si a maioria da população alemã,que resistiu no máximo a implementação dessa ideologia;
C-Sua ideologia tinha afinidades com os regimes do Leste Europeu,promovendo alianças duradouras entre países dessa região;
D-Tinha um forte conteúdo racista,uma vez que pregava a existência da supremacia ariana;
E-Foi uma ideologia do tipo socialista que pregava a estatização e a coletivação,opondo-seà exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.

3-(PUC-SP)Na Olimpíada de Berlim,em 1936,o atleta negro norte-americano,chamado Jesse Owens consegui quatro medalhas de ouro,tornou-se o grande vitorioso dos jogoos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante,Adolph Hitler ,pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque:
A-Alemanha estava em Guerra com o Estados Unidos e não queria que um Norte-americano triunfasse em seu território;
B-As concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.
C-A cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães nbão puderam , em virtude disso, participar dos jogos.
D-as propostas políticas do Nazismo evitavam misturar esportes e políticas e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso politico.
E-A Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

4- (UEL-PR)O crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, provocou a falência de centenas de indústrias, bancos, companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos. No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:
A-Não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
B-Contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas dos países subdesenvolvidos.
C-Não teve desdobramentos, já que era um fenômeno restrito aos Estados Unidos.
D-Provocou graves consequências para os países que exportavam para os Estados Unidos.
E-Teve repercussões apenas nos países que perderam a Primeira Guerra Mundial.

5- (UFG-GO)A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
A-Defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
B)Mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
C-Redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
D-Intervenção e o planejamento do estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
E-Conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.

6-(UECE)A Guerra Civil espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”.Assinale a alternativa que indica corretamente e4sta idéia:
A-( )ao experimentarem novas armas , em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de Guerra.
B-( )o conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas ,atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão URRSS
C-( )A intervenção dos facistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.
D-( ) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã

7-(PUC)Adolf Hitler expôs em seu livro “Mein Kamp”(Minha Luta) a ideologia e o programa de ação do nacionalismo.A tomada de poder pelos nazistas foram postos em prática vários pontos daquele programa,tais como:
A-A reforma da estrutura agrária;
B-O anti-semitismo e o antiblochevismo;
C-A tolerância Ideológica;
D-A luta contra o capitalismo monopolista;
E-A legislação trabalhista socializante.
8-O quadro guernica foi pintado em 1937,em Paris pelo espanhol Pablo Picasso.Dita obra representa a violência e as atrocidades cometidas na cidade basca,do mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola.Permaneceu vários anos no Museu de Arte Moderna de nova Iorque,até que em 1981,foi transferido para a Espanha.Sua permanência por quase meio século fora da Espanha relaciona-se
A-A perseguição aos artistas judeus,que caracterizou os diferentes regimes totalitários europeus do século XX;
B-Ao rompimento das relações diplomáticas entre Espanha e Estados Unidos da América após o fim da Segunda Guerra Mundial;
C-A perseguição movida contra os bascos,que iniciaram a Guerra Civil na Espanha,que terminou com a morte de Francisco Franco em 1975;
D-Ao período em que a ditadura do general Franco estava no poder,pois o quadro representava uma crítica à repressão adotada pelo governo à rebelião popular;
E-Ao desaparecimento das forças antifascistas,como os anarquistas e os comunistas, em virtude da repressão adotada no país.
9- “ A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis ... Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias e têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!” Assinale, nas alternativas abaixo, o nome do grande personagem da história a que devemos este pensamento:

A-( )Napoleão Bonaparte;
B-( )Thomas Malthus;
C-( ) David Ricardo;
D-( )Friedrich Engels e Karl Marx.

10-- O “Manifesto Comunista”, 150 anos depois da 1ª edição, guarda um caráter de atualidade porque:
A-( )A burguesia ainda é uma classe revolucionária.
B-( )A exploração das massas proletárias continua em andamento.
C-( )O capitalismo chegou à fase final das suas contradições.
D-( )OS direitos civis dos proletários estão completamente assegurados.
E-( )A união proletária se concretiza em escala mundial.

11 - Leia o fragmento de texto seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.
“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos.” [adaptação] As ideias contidas nesse fragmento são representativas do(a)
A-( )Tratado de Versalhes, que criou uma série de determinações, visando enfraquecer o poder da burguesia na Europa.
B-( )Declaração dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.
C-( )Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.
D-( )Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.

12- O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes ideias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:

I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A) Apenas a alternativa I é correta.
B) Apenas a alternativa II é correta
C) Apenas a alternativa III é correta
D) As alternativas I e III estão corretas
E) As alternativas I, II e IV estão corretas.

13- Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar que:
A-Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
B-O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
C-O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato a revolução.
D-Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
E-Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.

14--“Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique. O que eram os Sovietes?

A-Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários.
B-Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C-Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D-Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os
trabalhadores e de outra classes sociais.

15- Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?

A-Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B-Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C-Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos.
D-Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária

16-. Quem substituiu a Rússia na guerra?
A-( )Japão.
B-( )França.
C-( )Itália.
D-( )Estados Unidos.
17- Em 1917, no meio da 1º guerra mundial a Rússia abandonou a guerra, fazendo com que fosse necessária a entrada dos EUA no lado da Inglaterra e França.Marque a alternativa que apresenta o verdadeiro motivo que causou a saída da Rússia da guerra.
A-Devido aos problemas econômicos internos que faziam com que o Czar tentasse juntar capital.
B-Por causa da vitoria alemã em território russo, que fez com que os russos desistissem.
C-Derrota da Alemanha do lado oriental, o que fazia desnecessário a permanência da Rússia na guerra.
D-Devido a Revolução Russa, que estava retirando o Czar do poder e implantaria o regime socialista na Rússia.

18-Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?
A-Áustria
B-Rússia
C-França
D- Itália
E-Grã-Bretanha
19-Qual dos países abaixo não esta alinhado com as chamadas "Potências Centrais" durante a I Grande Guerra?
A-Turquia
B-Bulgária
C-Sérvia
D-Alemanha
E-Áustria-Hungria
20. Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?
A-A unificação da Alemanha.
B-A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
C-O início da industrialização da Rússia.
D-A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".
E-O fim do Império de Napoleão III.
21. (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:
a) Franklin Roosevelt
b) Churchill
c) Wilson
d) Theodore Roosevelt
e) n.d.a.
22. (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
A-A unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
B-O aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano,Austro-Húngaro e Russo;
C-A ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;d) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;
D-A dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.
23- (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:
A-O Kaiser Guilherme
B-Francisco Ferdinando
C-Lloyd George
D-Nicolau Romanov
E-n.d.a.
24-(OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a
Alemanha e a Inglaterra, porque:
A-Os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
B-Os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
C-Os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
D-A Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;
E- n.d.a.
25- (UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):
A-( )Patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar;
B-Anexação da Bósnia e Herzegovina pela Áustria;
C-Tentativa da Áustria de anexar a Sérvia;
D-Tentativa da Rússia de anexar a Sérvia;
E-n.d.a.
26-(USP) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:
A-Lloyd George
B-Bismarck
C-Guilherme II
D-Cavour
E-Guilherme I
27- Quais foram as exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?
A-Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
B-Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C-Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D-Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
28- Ufsm-2004-Observe a figura: Super-Homem. "Super Interessante", jun. 2002. p. 40. Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel
de
A-Estimular a conciliação entre americanos e nazistas.
B-Restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.
C-Difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
D-Produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
E-Fortalecer a auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.
29- Karl Marx (1818-1883) acreditava que a história humana, assim como as operações da natureza, eram governadas por uma lei científica, rejeitadas todas as interpretações religiosas, tanto da natureza como da História. Segundo as suas idéias, a história de todas as sociedades, até nossos dias, tem sido a história da luta de classes.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta características das idéias marxistas.
A-( )A emancipação do proletariado, construída pelo próprio proletariado.
B-( )A criação de condições, pela própria sociedade capitalista, para a eliminação das classes sociais por meio de revolução liderada pelos operários.
C-( )A base econômica da sociedade, a infraestrutura, determina a superestrutura que corresponde à organização jurídico-política e à ideologia.
D-( )As relações estabelecidas entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores são chamadas de relações sociais de produção.
E-( )A luta de classe entre o proletariado e a classe operária será o motor da história, uma vez que os seus interesses são irreconciliáveis.


PARA REFLEXÃO...
1- Diferencie Mencheviques de Bolcheviques.
2- Diferencie as ideias de Stalin das de Trotsky.
3- Com suas palavras, comente sobre a seguinte frase atribuída ao Alto Comando de propaganda nazista “Uma mentira dita cem vezes se torna uma verdade”.
4- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.na Guerra. Quais foram eles? Justifique sua resposta.
8-O quadro guernica( figura abaixo) foi pintado em 1937,em Paris pelo espanhol Pablo Picasso.Dita obra representa a violência e as atrocidades cometidas na cidade basca,do mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola.Permaneceu vários anos no Museu de Arte Moderna de nova Iorque,até que em 1981,foi transferido para a Espanha.Sua permanência por quase meio século fora da Espanha relaciona-se
A-A perseguição aos artistas judeus,que caracterizou os diferentes regimes totalitários europeus do século XX;
B-Ao rompimento das relações diplomáticas entre Espanha e Estados Unidos da América após o fim da Segunda Guerra Mundial;
C-A perseguição movida contra os bascos,que iniciaram a Guerra Civil na Espanha,que terminou com a morte de Francisco Franco em 1975;
D-Ao período em que a ditadura do general Franco estava no poder,pois o quadro representava uma crítica à repressão adotada pelo governo à rebelião popular;
E-Ao desaparecimento das forças antifascistas,como os anarquistas e os comunistas, em virtude da repressão adotada no país.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA -3º BIMESTRE

Caros Alunos
BOA NOITE!
Depois da vitória da GIDE, da realização do Seminário, creio que devem estar bem afiados para uma avaliação individual. Estas atividade são direcionada a vocês para que mais uma vez acumulem vitórias
Prezado aluno. Na Grécia antiga existia um desafio que condicionava a passagem do viajante somente se este respondesse ao enigma da Esfinge. Ao entrar no oráculo havia no alto do portal um enunciado desafiador “Decifra-me ou devoro-te”. Aquele que conseguisse interpretar corretamente a resposta seguiria por um caminho seguro e repleto de fartura, caso contrário retornaria daquele ponto e escalaria uma íngreme e perigosa escarpa. As respostas das questões objetivas estão codificadas nesta lista de exercícios. Após respondê-las confira os resultados .GABARITO NO DIA 15/09/2010 ÀS 21 HORAS.
BONS ESTUDOS!!!
ABRAÇOS DA EDNA


1-(UFES)O Tratado assinado pela Itália e pelo Vaticano em 1929, ao tempo de Mussolini e do Papa Pio XI,foi o
A-( )Tratado de Latrão;
B-( )Tratado de Constança;
C-( )Tratado de Milão;
D-( )Tratado de Nicéia;
E-( )Nenhuma das alternativas

2-(UFMT)Em 1933,Adolf Hitler, assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para implementação do nazismo,movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política.Sobre o nazismo é correto afirmar
A-O objetivo era dominar todo o Planeta,pregando a destruição dos povos tidos como atrasados;
B-Tinha contra si a maioria da população alemã,que resistiu no máximo a implementação dessa ideologia;
C-Sua ideologia tinha afinidades com os regimes do Leste Europeu,promovendo alianças duradouras entre países dessa região;
D-Tinha um forte conteúdo racista,uma vez que pregava a existência da supremacia ariana;
E-Foi uma ideologia do tipo socialista que pregava a estatização e a coletivação,opondo-seà exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.

3-(PUC-SP)Na Olimpíada de Berlim,em 1936,o atleta negro norte-americano,chamado Jesse Owens consegui quatro medalhas de ouro,tornou-se o grande vitorioso dos jogoos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante,Adolph Hitler ,pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque:
A-Alemanha estava em Guerra com o Estados Unidos e não queria que um Norte-americano triunfasse em seu território;
B-As concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.
C-A cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães nbão puderam , em virtude disso, participar dos jogos.
D-as propostas políticas do Nazismo evitavam misturar esportes e políticas e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso politico.
E-A Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

4- (UEL-PR)O crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, provocou a falência de centenas de indústrias, bancos, companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos. No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:
A-Não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
B-Contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas dos países subdesenvolvidos.
C-Não teve desdobramentos, já que era um fenômeno restrito aos Estados Unidos.
D-Provocou graves consequências para os países que exportavam para os Estados Unidos.
E-Teve repercussões apenas nos países que perderam a Primeira Guerra Mundial.

5- (UFG-GO)A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
A-Defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
B)Mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
C-Redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
D-Intervenção e o planejamento do estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
E-Conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.

6-(UECE)A Guerra Civil espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”.Assinale a alternativa que indica corretamente e4sta idéia:
A-( )ao experimentarem novas armas , em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de Guerra.
B-( )o conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas ,atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão URRSS
C-( )A intervenção dos facistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.
D-( ) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã

7-(PUC)Adolf Hitler expôs em seu livro “Mein Kamp”(Minha Luta) a ideologia e o programa de ação do nacionalismo.A tomada de poder pelos nazistas foram postos em prática vários pontos daquele programa,tais como:
A-A reforma da estrutura agrária;
B-O anti-semitismo e o antiblochevismo;
C-A tolerância Ideológica;
D-A luta contra o capitalismo monopolista;
E-A legislação trabalhista socializante.