sábado, 26 de março de 2011

ATIVIDADE DE HISTÓRIA- PRIMEIRA REPÚBLICA

A REPÚBLICA VELHA

1- "O Brasil não tem povo, tem público." (Lima Barreto)
Esta frase sintetiza ironicamente, para o autor, a relação entre o Estado Republicano e a sociedade brasileira.
a) O que Lima Barreto quis dizer com essa afirmação?
b) O escritor também faz uma sátira ao sistema político e econômico vigente na Primeira República numa obra intitulada de “Os bruzundangas”, publicada em 1923. Nela, mostra, ironicamente, a utilização do poder público no Brasil para o favorecimento de interesses econômicos de grupos privados.
Leia o texto e procure relacionar os comentários de Lima Barreto ao coronelismo e ao voto de cabresto.
2- Sobre a Revolta de Canudos, responda:
a) Quais camadas sociais participavam dessa Revolta e quais eram seus objetivos?
b) Quem era o líder da Revolta?
c) Como funcionava a comunidade fundada pelos revoltosos?

3- Faça uma pesquisa para saber qual a situação da terra hoje no Brasil. Para isso, siga o seguinte roteiro:
Como a terra está distribuída hoje no Brasil?
Quais as condições de vida dos trabalhadores rurais?
Existe algum programa para garantir a posse da terra para agricultores pobres?
Ele é eficiente?
Os trabalhadores rurais têm alguma organização para lutar pelos seus direitos Como?

4-PUC SP JULHO 2005 CONSTITUIÇÃO DE 1891
A Constituição brasileira de 1891
a) permitiu a plena democratização do país, com a superação do regime militar.
b) criou um quarto poder, o Moderador, que atribuía plenos poderes ao Imperador.
c) separou o Estado, agora republicano, da Igreja Católica.
d) manteve a permissão para a existência de mão-deobra escrava.
e) eliminou os resquícios autoritários do varguismo.

UNESP JULHO 2005 CONVÊNIO DE TAUBATÉ
5-Completaram-se, ontem e hoje, 99 anos da reunião dos presidentes de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro que culminou no Convênio de Taubaté. A primeira crise global do café foi provocada pela triplicação da produção brasileira na década de 1890 – de 5,5 milhões a 16,3 milhões de sacas (...) ( Folha de S.Paulo,27.02.2005. Adaptado.) Do Convênio de Taubaté, origina-se a Política de Valorização do Café, que se constituiu
a) na isenção tributária sobre todas as mercadorias e serviços relacionados com o café, como o transporte
ferroviário.
b) na proibição de se plantar novos cafeeiros no prazo mínimo de 10 anos, até a produção igualar-se ao consumo externo.
c) no acordo entre todos os países produtores e exportadores de café de diminuírem a produção em 25%
em 5 anos.
d) no controle dos preços do café por meio da compra da produção excedente, por parte dos governos estaduais.
e) na criação de um imposto sobre cada saca de café exportada e no incentivo à criação de fazendas de
café no Espírito Santo.
Resposta:D

6MACKENZIE JULHO DE 2005 TENENTISMO
A revolução foi marcada para o dia 5 de julho de 1924; o plano elaborado por Joaquim Távora previa levantes simultâneos em todos os Estados e o General Isidoro Dias Lopes foi escolhido para chefiar o movimento. O texto identifica o importante movimento tenentista
denominado:
a) Revolta do Forte de Copacabana.
b) Coluna Prestes.
c) Revolução Gaúcha de 1924.
d) Revolução de 1924 em São Paulo.
e) Levante do Pará em 1924.

Resposta: c

7-O período da História do Brasil compreendido entre 1889 e 1930 é denominado por muitos historiadores de República Velha. Neste período, diversas revoltas e movimentos sociais ocorreram. Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre essas revoltas e movimentos sociais: I. A Guerra do Contestado (1912-1916) ocorreu na fronteira entre Paraná e Santa Catarina. II. Antônio Conselheiro foi o principal líder da Revolta de Canudos, a qual reuniu milhares de pessoas, entre elas, sertanejos que não possuíam terras, ex-escravos e pequenos proprietários pobres. III. A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro em virtude do excesso de ações tomadas em nome da modernização e das péssimas condições de vida de grande parte da população, que teve como estopim a obrigatoriedade da vacina contra a varíola. IV. A Revolta da Chibata denunciava o rígido código de disciplina da marinha, que punia as faltas graves com chibatadas, além da má alimentação e dos miseráveis soldos (salários) que os marinheiros recebiam. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a proposição IV é verdadeira.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.
d) Apenas a proposição II é verdadeira;
e) Todas as proposições são verdadeiras.

Resposta:[E]

8-"Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar e, se for exato o que se ouve, é necessária a ação enérgica". A advertência feita ao governador do Estado de Santa Catarina, Vidal Ramos em 1912 é do Cel. Campos Moraes. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do Curandeiro José Maria. (Fonte: MACHADO, Paulo Pinheiro. "Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916)". Campinas: Editora da Unicamp, 2004, p.13.) Analise o texto anterior e assinale o correto.
a) O fragmento acima se refere à Guerra do Constestado que, para a imprensa e as autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos.
b) O movimento do Contestado foi, sem dúvida, religioso com características messiânicas, mas só ingressavam no grupo meninas virgens e meninos puros, para a construção de uma nova Jerusalém.
c) José Maria, o líder do Contestado, era um missionário franciscano, alemão que atuou no Planalto Catarinense, entre 1890 e 1930.
d) A população do Contestado era muito religiosa, louvava a monarquia e o retorno da Casa Real de Bragança ao trono Brasileiro.

resposta:[A]

9-Dentre os movimentos sociais da Primeira República (1889-1930), que associam conteúdo religioso com carência social, destaca-se a(o)
a) protesto dos anarquistas, organizadores de várias greves na cidade de São Paulo.
b) epopéia da Coluna Prestes, ao percorrer mais de 24 mil quilômetros no território brasileiro.
c) episódio de Canudos, ocorrido em uma região às margens do rio Vaza-Barris, na Bahia.
d) revolta da Vacina, decorrente da política de saneamento e reforma urbana do Rio de Janeiro.

Resposta:[C]

10-Teresina, como muitas cidades brasileiras, começa a buscar a valorização dos espaços públicos e a criar novas formas de lazer que viessem juntar-se às já existentes. É assim que a cidade, aos poucos, vai ganhando cinemas, vai dando novas feições ao carnaval, constrói um passeio público para o footing elegante das famílias e passa a valorizar mais o teatro e as competições esportivas. (...) As mulheres também começam a participar com mais intensidade da vida urbana, saindo do espaço doméstico e buscando participar da agitação e das novidades modernas. (CASTELO BRANCO, Pedro V." Mulheres plurais". Recife: Edições Bagaço, 2005. p. 40.) O período histórico a que o autor se reporta e em que Teresina vive as mudanças descritas é:
a) Primeiras décadas do século dezenove.
b) Primeiras décadas do século vinte.
c) A década de sessenta do século vinte.
d) O final do século dezenove.
e) O final do século vinte.

Resposta:[B]

11-É característica do processo eleitoral da República Velha:
a) Eleição de bico-de-pena.
b) Controle das eleições pelo Tribunal Regional Eleitoral.
c) Voto secreto e universal.
d) Voto censitário.
e) Voto para maiores de dezesseis anos.

Resposta:[A]
12- Sobre a República Velha, é correto afirmar que

a) o tenentismo se aliou ao coronelismo para combater os focos de rebelião que, alastrando-se pelo País, ameaçavam a estabilidade política do governo.
b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café geraram capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.
c) a eliminação do federalismo da Constituição Nacional foi determinante para que o governo federal pudesse controlar as pretensões autonomistas dos Estados.
d) o Convênio de Taubaté, reunindo representantes dos cafeicultores, estabeleceu o controle da produção de café, devido às limitações do mercado consumidor.

Resposta:[B]
13-A Semana de Arte Moderna de 1922, movimento artístico-cultural organizado para valorizar a nacionalidade, objetivava
a) defender a uniformização dos modelos artísticos.
b) promover a difusão dos modelos artísticos nacionais.
c) refletir a importância da literatura sobre as outras artes.
d) dificultar a propagação da arte popular nos meios de comunicação.

Resposta:[B]

14-O movimento denominado "Tenentismo" foi organizado por militares de baixa patente no início do século XX. Seu objetivo era
a) defender o Federalismo implantado pela Constituição de 1891.
b) explicitar o descontentamento político da classe média urbana.
c) impedir a formação de agrupamentos políticos defensores dos princípios liberais.
d) fortalecer a ação republicana contra os ataques políticos praticados pelos monarquistas.

Resposta:[B]

15-Durante a República Velha, a forte religiosidade popular, a miséria social, a injusta distribuição fundiária e a liderança de figuras místicas, que prometiam uma vida melhor, foram características marcantes de movimentos populares, tais como:
a) Revolução Federalista e Sedição de Juazeiro
b) Canudos e Contestado
c) Revolta da Vacina e Caldeirão
d) Revolta da Chibata e Cangaço
e) Tenentismo e Revolução de 1930

Resposta:[B]

16-O presidente Rodrigues Alves (1902-1906) governou o Brasil com a preocupação de fazer da capital federal um símbolo de modernidade e do Brasil uma nação inserida na ordem civilizada internacional. Foi, portanto, em seu governo que a capital,
a) Rio de Janeiro, viveu importantes transformações no setor de transportes, com a construção da Estrada de Ferro Mauá.
b) Bahia, viveu a construção do novo porto, que permitia receber navios de grande calado.
c) Brasília, passou por transformações urbanas, entre elas a construção da Avenida Central.
d) Rio de Janeiro, passou por uma onda modernizadora que incluiu ações contra a febre amarela e a varíola.
e) Bahia, teve seus casarões postos abaixo, e, onde antes existiam cortiços, modernos edifícios foram construídos.

Resposta:[D]
17-Um fato marcou o governo de Prudente de Morais: um conflito ocorrido no interior do Nordeste que denunciava a situação de abandono a que estavam submetidas as populações mais humildes. O movimento ficou denominado:
a) Guerra de Canudos.
b) Quilombo de Antônio Conselheiro.
c) Revolta da Vacina.
d) Revolta da Chibata.
e) Guerra dos Farrapos.
Resposta:[A]

18-:Na República Velha, o coronelismo local projetou-se, na esfera estadual, através
a) do fortalecimento das oligarquias estaduais.
b) da decadência do federalismo após os primeiros anos da República.
c) do poder político das polícias estaduais.
d) da exigência da confirmação federal do resultado das eleições.
Resposta:[A]

19.Leia a frase a seguir. "Contra todos os importadores de consciência enlatada." ANDRADE, Oswald de. "Manifesto antropófago". "Revista de Antropofagia", São Paulo, ano I, n. 1, mai. 1928. O Movimento Antropofágico, lançado em 1928, celebrizou-se pela radicalização de alguns princípios apregoados durante a Semana de Arte Moderna (1922). Sobre ele, é correto dizer que:
a) defendia a apropriação crítica das idéias estrangeiras, em prol da constituição de uma cultura brasileira.
b) simpatizava, politicamente, com o nazismo e o fascismo, ascendentes na Europa, e desaprovava o comunismo.
c) aliou-se ao Movimento Verde-Amarelo, de Plínio Salgado e Menotti del Picchia, na defesa de uma cultura xenófoba.
d) propunha a necessidade do isolamento cultural do país, para proteger-se da influência externa, que poderia transformar nossos valores.
e) propugnava uma cultura assentada nos valores do homem do campo, verdadeiro ícone da brasilidade, recusando os valores do mundo urbano.

Resposta:[A]
20-0Sobre a República Velha (1889-1930), é correto afirmar que
a) promoveu a decadência do poder local, por meio do controle do processo eleitoral.
b) fortaleceu o poder dos governadores para garantir a estabilidade política entre as oligarquias regionais.
c) transformou as Assembléias Legislativas estaduais em um instrumento voltado para incentivar a industrialização regional.
d) restaurou o equilíbrio das finanças nacionais comprometido pela crise financeira provocada pela abolição da escravatura.

Resposta:[B]

21-O governo republicano apoiaria os grupos dominantes nos Estados, enquanto estes, em troca, apoiariam a política do presidente. Esse arranjo, concebido por Campos Sales, ficou conhecido como:
a) Política dos Governadores.
b) Encilhamento.
c) Plano de Metas.
d) Café-com-leite.
e) Civilismo.

Resposta:[A]

22-(...) tem-se ressaltado o [seu] caráter espontâneo (...) e não há motivo para se rever o fundo dessa qualificação. A ausência de um plano, de uma coordenação central, de objetivos pré-definidos é patente. Os sindicatos têm restrito significado; o Comitê de Defesa Proletária - expressão da liderança anarquista e em menor escala socialista - não só se forma no curso do movimento como procura apenas canalizar reivindicações. O padrão de agressividade da greve relaciona-se com o contexto sociocultural de São Paulo e com a fraqueza dos órgãos que poderiam exercer funções combinadas de representação e controle. (Boris Fausto, "Trabalho urbano e conflito social") O texto faz referência

A) à Greve Geral de 1917.
B) à Greve pelas oito horas de 1907.
C) à Intentona Comunista de 1935.
D) à Revolução Constitucionalista de 1932.
E) ao Levante Tenentista de 1924.
Resposta:[A]

23."Mete dinheiro na bolsa - ou no bolso, diremos hoje - e anda, vai para diante, firme, confiança na alma, ainda que tenhas feito algum negócio escuro. Não há escuridão quando há fósforos. Mete dinheiro no bolso. Vende-te bem, não compres mal os outros, corrompe e sê corrompido, mas não te esqueças do dinheiro... E depressa, depressa, antes que o dinheiro acabe". (Machado de Assis, 1896.) Essa passagem evoca o clima que se criou no país com
A) a valorização do café.
B) a Abolição.
C) a Guerra do Paraguai.
D) o Encilhamento.
E) o ciclo da borracha.

Resposta:[D

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
http://professor.bio.br/historia/provas_

ATIVIDADE DE HISTÓRIA -RENASCIMENTO E REFORMA 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM.MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA EM CHAVAL-CEARÁ


RENASCIMENTO-REFORMA
1- (UFPB 2009) (Adaptado) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.
a-Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
b-Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.

c- A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.omercial e marítima européia


d-As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.
Respostas :B e C
2-Uma importante atividade intelectual, desenvolvida por Galileu, no século XVII, foi objeto de controvérsias, sobretudo nos meios da Igreja Católica". O texto refere-se
a) à idéia de que o conhecimento se reduzia à constatação da existência: "Penso, logo existo".
b) à análise do mundo animal, como um espaço intermediário entre a Física e a Psicologia.
c) à utilização de experimentos na investigação da verdade científica.
d) à idéia de que a origem do conhecimento estava na dúvida metódica.
e) ao princípio de que a matéria atrai a matéria, na razão inversa de suas massas.
Resposta:C
:3-No início da Época Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante, nos campos político e cultural, respectivamente,
a) à fragmentação do poder temporal na Inglaterra e à disseminação do racionalismo.
b) ao enfraquecimento do poder central no Santo Império e à divulgação da língua alemã, a partir da tradução da Bíblia.
c) ao surgimento do poder de origem divina na França e ao progresso científico.
d) ao desaparecimento do poder absolutista e à valorização do individualismo, na Espanha.
e) à expansão do poder feudal e ao desenvolvimento da estética barroca na pintura e na escultura, na Itália.
O Calvinismo foi:
a) a doutrina que sintetizou as idéias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em torno dos princípios do cesaropapismo e culto dos santos.
b) apenas um prolongamento das idéias preconizadas por Lutero, que admitia que o Príncipe, além de exercer poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja cristã.
c) um movimento originário na Suíça, como resultado de convulsões sociais locais, que revelavam uma manifestação de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a liberação da prática do divórcio.
d) o resultado das preocupações pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato clerical.
e) a mais extremada seita protestante em relação ao Catolicismo e a mais próxima das questões levantadas, em termos éticos, pelo rápido desenvolvimento do capital comercial e financeiro.
Resolução:E
4-(UNEMAT/MT)  A Contra-Reforma foi um movimento organizado pela Igreja Católica para combater as heresias protestantes que ganharam muita força e adeptos nos séculos XVI e XVII. Um dos instrumentos utilizados pelos reformistas foi a atuação das ordens religiosas. Com base nesse enunciado, assinale a única alternativa correta:
A - Destaca-se a Ordem Franciscana, criada por Francisco de Assis, exatamente com o
intuito de combater hereges protestantes.
B - Destaca-se a Ordem Beneditina, famosa pela cultura e saber científico, que recebeu o chamado para rebater as heresias protestantes de forma científica.
C - Destaca-se a Ordem Agostiniana, que desde a Idade Média controlava a Inquisição e
recebeu a ordem de perseguir hereges, principalmente os judeus.
D - Destacavam-se as Ordens Terceiras, formadas por pessoas comuns, que receberam
do Papa a incumbência de preservar a fé católica.
E - Destaca-se a Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, que tentou catequizar
outras terras e expandir a crença no catolicismo.
Resolução:E
5-Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja Católica pregava e o que se praticava. Nos principados, as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a-João Knox     b- João Huss   c-Henrique VIII
d-Martinho Lutero   
e-João Calvino
Resposta:D
6-Processo de destruição dos particularismos, fortalecimento do poder real, criação de Igrejas nacionais submetidas à autoridade do Estado, bem como argumentações justificadoras do poder, são um fenômeno:

a-Ao processo de competição entre a burguesia decadente e a nobreza ascendente
b-Ao início do processo de formação do proletariado e dos Estados nacionais
c-Relacionado ao processo de falência do Estado absoluto
d-Relacionado ao processo de fortalecimento da Igreja e do poder espiritual
e-Ao processo de formação das Monarquias nacionais e do Estado absolutista
Resolução:E
7- (UNITAL) Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes  plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:

a-Os Lusíadas – Erasmo de Rotterdam
b-Dom Quixote – Miguel de Cervantes
c-Utopia – François Rabelais
d-O Príncipe – Shakespeare
e-Hamlet – Dante Alighiere
Resposta:B
8-(UFMG) Todas as alternativas contêm objetivos da política da igreja Católica esboçada durante o Concílio de Trento, exceto:
a-a perseguição às heresias
b-a reafirmação dos dogmas
c-o relaxamento do celibato
d-a expansão da fé cristã
e-a moralização do clero
Resposta:E
9- (FUVEST) O Juízo Final, pintado no teto da Capela Sistina, e a Divina Comédia são obras, respectivamente, de autoria de:
a-Michelangelo e Dante Alighiere
b-Rafael e Boccaccio
c-Ticiano e Petrarca
d-Leonardo da Vinci e Santo Tomás de Aquino
e-Bernini e Shakespeare

Resposta:A
Parte superior do formulário
10- A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento  reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:
a-Adotou uma atitude mais liberal em relação à produção literária, atenuando a censura medieval
b-Criou uma comissão para a melhoria do relacionamento com os povos não-cristãos, com vistas a evitar a propagação do protestantismo junto a tais povos
c-Estabeleceu uma nova composição para o sacro colégio, de modo que todas as nações cristãs estivessem nele representadas
d-Favoreceu a interpretação individual da Bíblia, desde que fossem aceitos os dogmas fundamentais
e-Estimulou a ação de ordens religiosas em vários setores, sobretudo na evangelização e educação
Resposta :E
11-O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:
a-A cultura renascentista expressa valores burgueses
b-Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade
c-O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica
d-Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista
e-Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo
Resposta:D
12-O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a-Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b-De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c-Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d-De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e-Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época
Resposta:E
13-(FAAP) Dom Quixote, a obra-prima do escritor renascentista espanhol Miguel de Cervantes, apresenta uma  crítica a que época da história?
a-Cervantes critica a Baixa Idade Média, desmoralizando a cavalaria andante e os costumes medievais, através de D. Quixote de La Mancha
b-Cervantes critica a Idade Média, satirizando a cavalaria andante e os costumes medievais,  através de D. Quixote de La Mancha
c-Cervantes critica a Idade Média, comparando a cavalaria andante aos camponeses,  através de D. Quixote de La Mancha
d-Cervantes critica a Baixa Idade Média, através de D. Quixote de La Mancha, satirizando a política e a cavalaria andante 
Resposta:B
14-(VUNESP) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o renascimento da Itália.
a-As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
b-As cidades eram centros econômicos desfavoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
c-As cidades eram centros urbanos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores de intelectuais.
d-As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas culturas. Os mecenas eram contra o movimento dos artistas e outros intelectuais.
Resposta:A


ATIVIDADE DE HISTÓRIA -EXPANSÃO COMERCIAL- 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM.MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA EM CHAVAL-CEARÁ


Questões sobre a expansão Comercial e marítima européia

01. (FATEC) No início dos tempos modernos, assistimos a uma série de grandes transformações que atuaram na desestruturação do mundo feudal e também se refletiam na diminuição do poder da Igreja, na expansão comercial e marítima, no desenvolvimento da burguesia, no Renascimento e na reforma religiosa. Também está ligada a este período histórico:
                                
a) a descentralização política e administrativa do Estado;
b) a formação das repúblicas federativas;
c) a ascensão das ditaduras pelas elites militares;
d) a ascensão das ditaduras lideradas pelas classes trabalhadoras;
e) a formação das monarquias nacionais absolutistas.
Resolução:E
                                
                                
02. Leia as seguintes afirmações sobre as transformações ocorridas entre a Alta e a Baixa Idade Média:

1. A descentralização e a fragmentação política deram lugar à unificação territorial e às monarquias nacionais.
2. A produção rural auto-suficiente foi substituída pela agricultura comercial.
3. O surgimento e o desenvolvimento da camada burguesa reforçou os laços da suserania e vassalagem.
4. Os valores medievais e a cultura teocêntrica foram substituídos pelas idéias iluministas e liberais.

Assinale:

a) se todas as afirmações forem corretas;
b) se todas as afirmações forem incorretas;
c) se apenas as afirmações 1, 2 e 3 forem corretas;
d) se apenas as afirmações 1, 2 e 4 forem corretas;
e) se apenas as afirmações 1 e 2 forem corretas.
Resolução:E


03. A aliança entre Rei e Burguesia no final da Idade Média e início da Idade Moderna não teve como objetivo:

a) o fortalecimento da centralização política contra o particularismo feudal vigente até então;
b) a unificação de moedas, pesos e medidas, a fim de facilitar as transações comerciais;
c) a definição de fronteiras e, ao mesmo tempo, de mercados internos e externos;
d) a valorização das autoridades religiosas e a submissão do Estado à Igreja;
e) a imposição de código único de leis para o país em lugar do direito consuetudinário feudal.
Resolução:D


04. Um dos fenômenos marcantes da Renascença foi o surgimento de novas teorias políticas e conômicas baseadas em fundamentação secular e não mais teológica. Nesse passo:

a) foi rompida a tradição das explicações religiosas, morais e filosóficas ditadas pela Igreja Católica;
b) ganha espaço o conceito de que economia, política e sociedade devem se subordinar à religião;
c) cresceu a importância do clero secular, um dos principais pilares da Igreja;
d) foi negada a secularização do Estado, que até então mostrava-se fortalecido;
e) os pensadores renascentistas passaram a atacar a acumulação capitalista.
Resolução:D


05. Ao final da Idade Média, a necessidade de novas rotas de comércio gerou a expansão mercantil e marítima desenvolvida pelos países atlânticos. Até então, a principal via comercial européia era o Mediterrâneo, cujo monopólio estava concentrado nas mãos dos comerciantes:

a) venezianos e pisanos
b) espanhóis e muçulmanos
c) venezianos e mouros
d) italianos e árabes
e) italianos e ibéricos
Resolução:D


06. Apresentam-se como características da transição do feudo-capitalista, exceto:

a) a formação das monarquias nacionais;
b) o surgimento da burguesia;
c) o aumento do poder da Igreja Católica;
d) o Renascimento Comercial;
e) o desenvolvimento da vida cultural.
Resolução:C


07. A crise européia dos séculos XIV e XV constituiu um bloqueio ao desenvolvimento da economia de mercado. A superação desse processo foi realizada por meio:

a) da isenção de tributos para as cidades;
b) do fortalecimento das corporações de ofício;
c) da Expansão Marítima;
d) de incentivo à lavoura feudal;
e) das Cruzadas.
Resolução:C


08. As rotas marítimas do Mediterrâneo, do Norte e do Báltico revitalizaram o comércio europeu a partir do século XI. No continente europeu, essa revitalização deu-se com:

a) as rotas terrestres que ligavam as cidades francesas e Constantinopla;
b) a expansão mercantil dos muçulmanos a partir da Espanha;
c) a participação dos mercadores vikings;
d) com as feiras medievais que surgiram ao longo das rotas de comércio;
e) a fundação das feitorias árabes na Península Ibérica.
Resolução:C


09. A Expansão Marítima e Comercial é produto de um conjunto de fatores que marcam a época de transição por que passava a Europa. Essa transição caracteriza a passagem de um modo de produção em crise para outro, isto é:

a) do escravista para o feudal;
b) do capitalista para o escravista;
c) do feudal para o capitalista;
d) do feudal para o escravista;
e) do escravista para o capitalista.
Resolução: C



10. (FUVEST) À época da expansão Marítima e Comercial, a Europa passava por profundas transformações. Entre elas, podemos destacar, exceto:

a) o advento das monarquias nacionais;
b) a desintegração do escravismo;
c) o processo de formação do capitalismo;
d) a ascensão da burguesia mercantil;
e) o Renascimento Comercial.
 Resolução: B


11-A expansão Comercial e marítima européia iniciada a partir do século XV foi favorecida por quais fatores?
a) a ascensão da burguesia e a centralização do poder nas mãos do rei.
b)A existência de grande quantidade de metais preciosos na Europa, favorecendo a compra de especiarias ocidentais e a cunhagem de moedas.
c) A necessidade de descobrir novos mercados de produtos manufaturados para abastecer o comércio europeu.
d) A aplicação da teoria do liberalismo econômico pelos soberanos com o objetivo de fortalecer o estado moderno.
d) A mudança da rota marítima do oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo..
Qual dessa??
Resolução:A

quarta-feira, 16 de março de 2011

EEM.MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA-CHAVAL-CEARÁ-MARÇO DE 2011APRESENTAÇÃO DO FILME CANUDOS-3º ANO "A"

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL-GUERRA DE CANUDOS


No 3 º ano do Ensino Médio da Escola Monsenhor Carneiro da Cunha,em Chaval,no estado do Ceará  no 1º bimestre  o conteúdo trabalhado foi  a  Proclamação  da República até a Revolução de 1930..No mês de março começaram os  estudos sobre os Movimentos Sociais  que aconteceram nesse período.

ROTEIRO DAS AULAS

 GUERRA DE CANUDOS ESTÁ SENDO EXPLORADA NAS AULAS DE HISTÓRIA ,LÍNGUA PORTUGUESA (LITERATURA -PRE MODERNISMO),

1ª Parte: Leitura do texto Guerra de Canudos: a República se impõe ao sertão a ferro e fogo.

2ª Parte: Pesquisa sobre a historia de Canudos, usando Laboratório de Informática,Biblioteca,Livro Didático.

3ª Parte: Debater sobre o assunto pesquisado em sala de aula,dando ênfase na participação dos excluídos da sociedade como :sem-terras ,sertanejos pobres
, ex-escravos, os chamados 13 de maio(, não encontrando trabalho e continuando a sofrer violentas discriminações, acompanharam o Peregrino em suas andanças, vindo depois a se estabelecer em Canudos. Em 1896 o arraial já possuía cerca de 15 mil sertanejos que viviam de modo comunitário. Sobreviviam com a criação de animais e plantações.)
4ª Parte: Assistir o filme: Guerra de Canudos .
Produções sobre Guerra Canudos -,Sínteses,dramatização,cordéis.