segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ATIVIDADES DE HISTÓRIA -3º BIMESTRE

Caros Alunos
BOA NOITE!
Depois da vitória da GIDE, da realização do Seminário, creio que devem estar bem afiados para uma avaliação individual. Estas atividade são direcionada a vocês para que mais uma vez acumulem vitórias
Prezado aluno. Na Grécia antiga existia um desafio que condicionava a passagem do viajante somente se este respondesse ao enigma da Esfinge. Ao entrar no oráculo havia no alto do portal um enunciado desafiador “Decifra-me ou devoro-te”. Aquele que conseguisse interpretar corretamente a resposta seguiria por um caminho seguro e repleto de fartura, caso contrário retornaria daquele ponto e escalaria uma íngreme e perigosa escarpa. As respostas das questões objetivas estão codificadas nesta lista de exercícios. Após respondê-las confira os resultados .GABARITO NO DIA 15/09/2010 ÀS 21 HORAS.
BONS ESTUDOS!!!
ABRAÇOS DA EDNA


1-(UFES)O Tratado assinado pela Itália e pelo Vaticano em 1929, ao tempo de Mussolini e do Papa Pio XI,foi o
A-( )Tratado de Latrão;
B-( )Tratado de Constança;
C-( )Tratado de Milão;
D-( )Tratado de Nicéia;
E-( )Nenhuma das alternativas

2-(UFMT)Em 1933,Adolf Hitler, assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para implementação do nazismo,movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política.Sobre o nazismo é correto afirmar
A-O objetivo era dominar todo o Planeta,pregando a destruição dos povos tidos como atrasados;
B-Tinha contra si a maioria da população alemã,que resistiu no máximo a implementação dessa ideologia;
C-Sua ideologia tinha afinidades com os regimes do Leste Europeu,promovendo alianças duradouras entre países dessa região;
D-Tinha um forte conteúdo racista,uma vez que pregava a existência da supremacia ariana;
E-Foi uma ideologia do tipo socialista que pregava a estatização e a coletivação,opondo-seà exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.

3-(PUC-SP)Na Olimpíada de Berlim,em 1936,o atleta negro norte-americano,chamado Jesse Owens consegui quatro medalhas de ouro,tornou-se o grande vitorioso dos jogoos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante,Adolph Hitler ,pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque:
A-Alemanha estava em Guerra com o Estados Unidos e não queria que um Norte-americano triunfasse em seu território;
B-As concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.
C-A cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães nbão puderam , em virtude disso, participar dos jogos.
D-as propostas políticas do Nazismo evitavam misturar esportes e políticas e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso politico.
E-A Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

4- (UEL-PR)O crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, provocou a falência de centenas de indústrias, bancos, companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos. No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:
A-Não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
B-Contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas dos países subdesenvolvidos.
C-Não teve desdobramentos, já que era um fenômeno restrito aos Estados Unidos.
D-Provocou graves consequências para os países que exportavam para os Estados Unidos.
E-Teve repercussões apenas nos países que perderam a Primeira Guerra Mundial.

5- (UFG-GO)A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
A-Defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
B)Mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
C-Redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
D-Intervenção e o planejamento do estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
E-Conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.

6-(UECE)A Guerra Civil espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”.Assinale a alternativa que indica corretamente e4sta idéia:
A-( )ao experimentarem novas armas , em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de Guerra.
B-( )o conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas ,atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão URRSS
C-( )A intervenção dos facistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.
D-( ) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã

7-(PUC)Adolf Hitler expôs em seu livro “Mein Kamp”(Minha Luta) a ideologia e o programa de ação do nacionalismo.A tomada de poder pelos nazistas foram postos em prática vários pontos daquele programa,tais como:
A-A reforma da estrutura agrária;
B-O anti-semitismo e o antiblochevismo;
C-A tolerância Ideológica;
D-A luta contra o capitalismo monopolista;
E-A legislação trabalhista socializante.

Um comentário:

  1. Por favor gostaria de saber o gabarito,pois fiquei em duvidas em algumas questoes..
    teria como?
    agradeço!

    ResponderExcluir