sábado, 26 de março de 2011

ATIVIDADE DE HISTÓRIA -RENASCIMENTO E REFORMA 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM.MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA EM CHAVAL-CEARÁ


RENASCIMENTO-REFORMA
1- (UFPB 2009) (Adaptado) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.
a-Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
b-Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.

c- A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.omercial e marítima européia


d-As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.
Respostas :B e C
2-Uma importante atividade intelectual, desenvolvida por Galileu, no século XVII, foi objeto de controvérsias, sobretudo nos meios da Igreja Católica". O texto refere-se
a) à idéia de que o conhecimento se reduzia à constatação da existência: "Penso, logo existo".
b) à análise do mundo animal, como um espaço intermediário entre a Física e a Psicologia.
c) à utilização de experimentos na investigação da verdade científica.
d) à idéia de que a origem do conhecimento estava na dúvida metódica.
e) ao princípio de que a matéria atrai a matéria, na razão inversa de suas massas.
Resposta:C
:3-No início da Época Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante, nos campos político e cultural, respectivamente,
a) à fragmentação do poder temporal na Inglaterra e à disseminação do racionalismo.
b) ao enfraquecimento do poder central no Santo Império e à divulgação da língua alemã, a partir da tradução da Bíblia.
c) ao surgimento do poder de origem divina na França e ao progresso científico.
d) ao desaparecimento do poder absolutista e à valorização do individualismo, na Espanha.
e) à expansão do poder feudal e ao desenvolvimento da estética barroca na pintura e na escultura, na Itália.
O Calvinismo foi:
a) a doutrina que sintetizou as idéias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em torno dos princípios do cesaropapismo e culto dos santos.
b) apenas um prolongamento das idéias preconizadas por Lutero, que admitia que o Príncipe, além de exercer poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja cristã.
c) um movimento originário na Suíça, como resultado de convulsões sociais locais, que revelavam uma manifestação de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a liberação da prática do divórcio.
d) o resultado das preocupações pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato clerical.
e) a mais extremada seita protestante em relação ao Catolicismo e a mais próxima das questões levantadas, em termos éticos, pelo rápido desenvolvimento do capital comercial e financeiro.
Resolução:E
4-(UNEMAT/MT)  A Contra-Reforma foi um movimento organizado pela Igreja Católica para combater as heresias protestantes que ganharam muita força e adeptos nos séculos XVI e XVII. Um dos instrumentos utilizados pelos reformistas foi a atuação das ordens religiosas. Com base nesse enunciado, assinale a única alternativa correta:
A - Destaca-se a Ordem Franciscana, criada por Francisco de Assis, exatamente com o
intuito de combater hereges protestantes.
B - Destaca-se a Ordem Beneditina, famosa pela cultura e saber científico, que recebeu o chamado para rebater as heresias protestantes de forma científica.
C - Destaca-se a Ordem Agostiniana, que desde a Idade Média controlava a Inquisição e
recebeu a ordem de perseguir hereges, principalmente os judeus.
D - Destacavam-se as Ordens Terceiras, formadas por pessoas comuns, que receberam
do Papa a incumbência de preservar a fé católica.
E - Destaca-se a Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, que tentou catequizar
outras terras e expandir a crença no catolicismo.
Resolução:E
5-Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja Católica pregava e o que se praticava. Nos principados, as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a-João Knox     b- João Huss   c-Henrique VIII
d-Martinho Lutero   
e-João Calvino
Resposta:D
6-Processo de destruição dos particularismos, fortalecimento do poder real, criação de Igrejas nacionais submetidas à autoridade do Estado, bem como argumentações justificadoras do poder, são um fenômeno:

a-Ao processo de competição entre a burguesia decadente e a nobreza ascendente
b-Ao início do processo de formação do proletariado e dos Estados nacionais
c-Relacionado ao processo de falência do Estado absoluto
d-Relacionado ao processo de fortalecimento da Igreja e do poder espiritual
e-Ao processo de formação das Monarquias nacionais e do Estado absolutista
Resolução:E
7- (UNITAL) Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes  plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:

a-Os Lusíadas – Erasmo de Rotterdam
b-Dom Quixote – Miguel de Cervantes
c-Utopia – François Rabelais
d-O Príncipe – Shakespeare
e-Hamlet – Dante Alighiere
Resposta:B
8-(UFMG) Todas as alternativas contêm objetivos da política da igreja Católica esboçada durante o Concílio de Trento, exceto:
a-a perseguição às heresias
b-a reafirmação dos dogmas
c-o relaxamento do celibato
d-a expansão da fé cristã
e-a moralização do clero
Resposta:E
9- (FUVEST) O Juízo Final, pintado no teto da Capela Sistina, e a Divina Comédia são obras, respectivamente, de autoria de:
a-Michelangelo e Dante Alighiere
b-Rafael e Boccaccio
c-Ticiano e Petrarca
d-Leonardo da Vinci e Santo Tomás de Aquino
e-Bernini e Shakespeare

Resposta:A
Parte superior do formulário
10- A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento  reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:
a-Adotou uma atitude mais liberal em relação à produção literária, atenuando a censura medieval
b-Criou uma comissão para a melhoria do relacionamento com os povos não-cristãos, com vistas a evitar a propagação do protestantismo junto a tais povos
c-Estabeleceu uma nova composição para o sacro colégio, de modo que todas as nações cristãs estivessem nele representadas
d-Favoreceu a interpretação individual da Bíblia, desde que fossem aceitos os dogmas fundamentais
e-Estimulou a ação de ordens religiosas em vários setores, sobretudo na evangelização e educação
Resposta :E
11-O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:
a-A cultura renascentista expressa valores burgueses
b-Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade
c-O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica
d-Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista
e-Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo
Resposta:D
12-O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a-Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b-De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c-Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d-De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e-Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época
Resposta:E
13-(FAAP) Dom Quixote, a obra-prima do escritor renascentista espanhol Miguel de Cervantes, apresenta uma  crítica a que época da história?
a-Cervantes critica a Baixa Idade Média, desmoralizando a cavalaria andante e os costumes medievais, através de D. Quixote de La Mancha
b-Cervantes critica a Idade Média, satirizando a cavalaria andante e os costumes medievais,  através de D. Quixote de La Mancha
c-Cervantes critica a Idade Média, comparando a cavalaria andante aos camponeses,  através de D. Quixote de La Mancha
d-Cervantes critica a Baixa Idade Média, através de D. Quixote de La Mancha, satirizando a política e a cavalaria andante 
Resposta:B
14-(VUNESP) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o renascimento da Itália.
a-As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
b-As cidades eram centros econômicos desfavoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas e outros intelectuais.
c-As cidades eram centros urbanos favoráveis à propagação de novas idéias. Os mecenas eram os patrocinadores de intelectuais.
d-As cidades eram centros econômicos favoráveis à propagação de novas culturas. Os mecenas eram contra o movimento dos artistas e outros intelectuais.
Resposta:A


Nenhum comentário:

Postar um comentário