sábado, 28 de maio de 2011

ATIVIDADE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO-REGIMES TOTALITÁRIOS - MAIO DE 2011

Questões:

01. (FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:

a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;

b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;

c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;

d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;

e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.


02. (UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:

a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,
com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;

b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;

c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;

d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;

e) do coletivismo pregado pelos marxistas.


03. (FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.


04. (FUVEST) "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para
o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:

a) fascista
b) liberal
c) socialista
d) comunista
e) democrática


05. (UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

a) democrático com tendências capitalistas;
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;
d) totalitário de direita;
e) totalitário de esquerda.


06. (FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:

a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;

b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de
Israel;

c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;

d) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da
Guerra Civil na Espanha;

e) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela
União Soviética.


07. (FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:

a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.


08. 1. "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte
do Estado." (Mussolini)

2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeiro
lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas." (Mussolini)

3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas
tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler)

4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça
superior." (Hitler)

Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:

a) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
b) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
c) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
d) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
e) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.


09. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e
religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:

a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
e) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.


10.
"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os
republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."

O candidato vencedor foi:

a) John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt
e) Harry Truman
11.(ENEM-2009)Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários
Hitler, Mussolini, Stálin são representantes dos principais Estados Totalitários do século XX.
12-Em todas as opções a respeito desses regimes totalitários, podemos apontar as seguintes semelhanças entre eles, EXCETO:
A) crítica ao liberalismo e aos valores individuais.
B) controle total sobre a educação e os meios de comunicação.
C) existência de um partido único que dá sustentação ao poder.
D) eliminação da propriedade privada de caráter burguês.
E) grande importância atribuída ao culto à personalidade do líder.
13- (FUVEST 2009)
Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (…).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
A-I,II,III; B- I,II,V; C-II,III,V; D-II;III
14-(UNESP) "A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular." (Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS). Identifique a "direita radical" que ascendia no período Entre-guerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários:
a) Bolchevista.
b) Liberal.
c) Menchevista.
d) Nazi-fascista.
e) Anarco-sindicalista.
15-(UNESP -"Guernica", a obra-prima de Pablo Picasso, é uma representação das atrocidades fascistas cometidas na
a) Primeira Grande Guerra.
b) Guerra Civil Espanhola.
c) Revolta dos Boxers.
d) Guerra Franco-Prussiana.
e) Batalha de Estalingrado.
16-:"O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo
a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.
c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos.
d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, desde o século XIX, entre a Grécia e a Turquia.
17-Ao tipo de Estado criado por Mussolini, cuja organização estava fundamentada no sistema de sindicatos patronais e de trabalhadores, deu-se o nome de
a) democrático.
b) republicano.
c) oligárquico.
d) parlamentar.
e) corporativo
18(ENEM 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:
a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
19-A ideologia nazista é muito diferente da ideologia comunista; mas a máquina do terror está igualmente presente aqui e lá. (...) o meio de fazer sofrer o próximo - o terror - é colocado à disposição de todos; ainda mais: somos encorajados e louvados por termos recorrido a esse meio. Para mergulhar meu próximo (meu superior, meu inferior, meu rival, meu vizinho, meu irmão) no sofrimento, é preciso apenas apontá-lo, da maneira apropriada, aos órgãos do Partido ou da Segurança do Estado (...) A partir de então, ele não terá mais progresso, será privado do trabalho, expulso de sua moradia, deportado da província, trancado em campo de concentração, talvez assassinado.
Tzvetan Todorov - O homem desenraizado
A partir da leitura do fragmento de texto acima, podemos considerar que o socialismo implantado na União Soviética e o regime nacional socialista implantado na Alemanha tinham, como características comuns:

a) o internacionalismo.
b) o Estado totalitário.
c) a abolição da propriedade privada.
d) o fundamentalismo.
e) a hierarquização racial da sociedade.

GABARITO
01. A 02. A 03. E 04. A
05. D 06. D 07. D 08. B
09. C 10. D 11. A 12. D
13 .C 14 .D 15.B 16. A
17 .E 18. A 19 B
.

ATIVIDADE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO-REVOLUÇÃO RUSSA-MAIO DE 2011

EEM.MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA
NOME_____________________Nº____SÉRIE
PROFESSORA;EDNA CARNEIRO MAIO-2011
01.(UNIP) A queda do socialismo real no Leste Europeu conduziu o mundo a uma reflexão a respeito da bipolarização entre capitalismo e socialismo. Na Rússia, o socialismo foi implantado em 1917 sob a liderança do Partido:
a)( )Bolchevique
b)( )Social-Democrata
c)( )Conservador
d)( )Menchevique
e)( )Liberal-Burguês
02.(FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a)( )Trotsky, em abril de 1924
b)( )Stalin, em agosto de 1929
c)( )Kerensky, em fevereiro de 1917
d)( )Kornilov, em setembro de 1921
e)( )Lenin, no início de 1918
03.UFGO) Se compararmos a Revolução Russa com a Francesa, os bolchevistas poderiam ser comparados com os:
a)( )feuillants
b)( )sans-culottes
c)( )girondinos
d)( )termidorianos
e)( )jacobinos
04.Analise os textos abaixo:
Texto I - "O que conta é que tenham a certeza de que existirão mais proprietários fundiários no campo e que serão eles, camponeses, que decidirão suas coisas, que organizarão sua própria existência."
Texto II - O que produziu foi uma insurreição e não uma composição. A insurreição das massas populares não precisa de justificação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operários e dos soldados.Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória."
Esses textos expressam o sentimento de vitória:
a)( )dos líderes do Contestado, em 1912
b)( )dos espartaquistas, em 1919
c)( )dos comunards, em 1871
d)( )dos democratas russos, em 1905
e)( )dos bolcheviques, em 1917
05.(PUCC) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:
a)( )romantismo comunista - que, através de um figurativismo, apenas sugerido, procurava realizar a "idealização do mujique" - o camponês russo típico - como representante das raízes culturais russas
b)( )concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma, não resultante de modelos, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato" – ideia básica no materialismo dialético
c)( )realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético
d)( )expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
e)( )abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista"
06.(PUCC) No contexto da Revolução Russa (1917), os bolcheviques:
a)( )formaram o "Exército Vermelho", liderado pelos antigos comandantes militares
b)( )uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos mencheviques
c)( )defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores através de eleições
d)( )defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária, com  a formação de uma ditadura do proletariado
e)( )alteraram sua denominação para "Partido da Ditadura", proibindo toda oposição ao regime socialista
07.(VUNESP) Leon Trotsky argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lenin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê Central a substituir a organização do partido e, finalmente um 'ditador' a substituir o Comitê Central." (TROTSKY, Nossas Tarefas Políticas, brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra) Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotsky: 
a)( )Stalin
b)( )Molotov
c)( )Brejnev
d)( )Bukharin
08. (ACAFE) A Rússia, no século XX, passou por transformações políticas, sociais e econômicas devido à Revolução de 1917. Assinale a alternativa correta:
a)( )A URSS foi formada pela União da Rússia Socialista, da Rússia Czarista e das províncias do Leste Europeu
b)( )O movimento foi influenciado por ideias de filósofos como Voltaire e Montesquieu
c)( )A primeira fase da Revolução provocou a ascensão e o fortalecimento do czar Nicolau II
d)( )A Revolução provocou a queda do Antigo Regime, fazendo prevalecer a nova ordem socialista
09.(PUCC) "Derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e de combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:
a)( )Segunda Guerra Mundial em 1939
b)( )Rebelião dos Boxers na China depois de 1945
c)( )Revolução Russa em 1917
d)( )descolonização afro-asiática depois de 1945
e)( )derrota dos franceses em 1914
10."Paz, Pão e Terra". (Lenin) - Assinale a opção que apresenta corretamente um fator que conduziu à Revolução Russa (1917):
a)( )A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) recuperou a economia do país e  permitiu ao czar abafar com sucesso as críticas da oposição e os movimentos armados contrários ao regime
b)( )O lançamento do "Manifesto de Outubro" (1905), instaurando a monarquia constitucional parlamentar, possibilitou a criação dos sovietes (conselhos de trabalhadores) e significou uma tentativa de liberação do regime, que, entretanto, não foi consolidada
c)( )A divulgação das "Teses de Abril", propostas pelos aristocratas, as quais pregavam a ampliação das  atribuições do Parlamento, o fim dos sovietes e a cassação imediata dos deputados bolchevistas
d)( )A vitória na Guerra Russo-Japonesa (1905), ampliou o apoio ao czar, que encerrou as manifestações  revolucionárias com uma violenta repressão contra os mencheviques, conhecida como o  "Domingo Sangrento"
e)( )O controle do Parlamento (Duma) pelos bolcheviques, após o assassinato do ministro Stolypin (1911), favoreceu a gradativa diminuição dos poderes políticos do czar e sua submissão aos deputados do povo até a Revolução.

GABARITO

01 – A ; 02 – E ;- 03 – B ; 04 – E ; 05 – C ; 06 – D ; 07 – A ;08 – D; 09 – C;10 – B