Escola de Ensino Médio Monsenhor José Carneiro da Cunha
Disciplina:História Série:3º Ano
Bom Dia!
No mês de Fevereiro vamos estudar conteúdos que deixamos
de ver no primeiro e segundo ano, por motivo da aplicação do
Projeto Emergencial,”Primeiro, Aprender!” No mês de março vamos seguir a Proposta Curricular do 3º Ano do Ensino Médio,da Escola.Os conteúdos
elencados :Crescente Fértil” e Idade Média.
Escola de Ensino Médio
Monsenhor José Carneiro da Cunha
3º ANO -Professora
-Edna
FENÍCIOS,HEBREUS E PERSAS.FENÍCIOS
Os fenícios se instalaram na
região do Mediterrâneo
por volta de 3000 a.C., onde hoje é o Líbano
e parte da Síria.
Eram organizados em cidades-estados
independentes, ou seja,cada cidade-estado tomava as suas próprias
decisões. Assim, era comum a rivalidade entre elas. O
desenvolvimento comercial
era um fator que indicava maior ou menor supremacia entre as
cidades. Pois, uma cidade-estado cujo comércio era mais
desenvolvido tinha mais recursos sobre as outras e, portanto, maior
poder de dominação. Três cidades-estados se sobressaíram: Biblos
(2500 a.C.), Sidon
(1500-1300 a.C.) e Tiro(séculos
XII a VI a.C).
Durante o apogeu da cidade de Tiro,
os fenícios atingiram o norte da África, fundando Cartago,
passando pelo sul de onde hoje é a Itália, península ibérica,
França e Ilhas Britânicas. Como se pode perceber os fenícios
expandiram muito o seu domínio em busca de novas áreas de
comércio.
Para que o intenso comércio
ganhasse agilidade e eficiência era necessário uma forma escrita
menos complexa que os hieróglifos. Assim, os fenícios inventaram o
alfabeto,
com 22 letras que mais tarde foi incorporado pelos gregos e romanos.
Os romanos por sua vez criaram o latim e este deu origem a diversas
outras línguas, como a nossa língua
portuguesa.
O declínio de Tiro e dos fenícios
de forma geral deu-se pela concorrência com os gregos e
cartagineses (é sempre bom lembrar que apesar de estudarmos
separadamente as civilizações, muitas delas conviveram e
interagiram umas com as outras).
Os hebreus Único povo monoteísta
da Antiguidade tiveram a sua origem na Mesopotâmia
e emigraram para a região da
Palestina,
onde se localiza a parte atual do estado de Israel. A História
política dos hebreus pode ser dividida
em três períodos:patriarcas, juízes, reis.Uma
das principais fontes para se conhecer a história desse povo é o
Antigo Testamento
(primeira parte da Bíblia). Os cinco primeiros livros constituem o
Torá,
texto sagrado no qual os hebreus (futuramente chamados de judeus)
regem as suas vidas. É importante ressaltar que a Bíblia,
apesar de ser um documento histórico não é um livro de história
e sim um livro sagrado.
Em 2000 a.C, os hebreus habitavam a
região de Ur (atual Iraque). Organizavam-se em clãs familiares
liderados pelos patriarcas. Porém, segundo a tradição, por volta
de 1800 a.C, Abraão teria
ouvido uma mensagem divina pedindo que ele conduzisse seu povo à
Terra Prometida
(Cannaã, na Palestina)
Por volta de 1700 a.C, muitos
hebreus migraram para o Egito devido à uma grande fome e lá foram
escravizados por muitos faraós. Moisés
os conduziu à liberdade, fazendo a travessia do mar Vermelho e
andando pela península do Sinai, onde recebeu as Tábuas
da Lei com as inscrições sobre
os Dez Mandamentos,
que deveriam ser seguidos pelo povo hebreu. Dentre eles encontram-se
a proibição de matar e a proibição de adorar outro deus que não
fosse Javé.
Os hebreus foram um dos primeiros povos de caráter
monoteísta(adoração
a um só deus), influenciando a cultura ocidental.
Após quarenta anos no deserto, os
hebreus chegaram à Palestina, segundo a Bíblia. Organizaram-se de
acordo com o seu costume em clãs, porém por perigo de invasões
foram obrigados a unirem-se em um governo centralizado. O primeiro
rei foi Saul,
seguido de David
e mais tarde Salomão.
Este foi responsável pelo período de apogeu do povo hebraico, pois
tornaram-se importantes comerciantes, distribuindo mercadorias de
outros povos.
Após a morte de Salomão, houve
uma nova divisão do povo hebreu entre as tribos do norte e do sul.
Estes fundaram o reino de Judá,
com capital em Jerusalém e aqueles fundaram o reino de Israel
com capital em Semaria. A
divisão enfraqueceu os hebreus, que foram dominados pelos assírios
sob o comando de Nabucodonosor e levados ao cativeiro para a
Babilônia, por volta de 587 a.C. Somente em 538 a.C., quando o rei
persa Ciro dominou a Babilônia, os hebreus tiveram autorização
para regressarem a Judá. Porém ainda enfrentaram domínio
macedônico e romano.
Os romanos, no primeiro século
cristão, destruíam o templo de Jerusalém e os hebreus se
dispersaram pelo mundo, mas mantiveram os seus costumes religiosos e
forte identidade cultural
mesmo sem um território. Apenas em 1948 foi criado o Estado
de Israel com o propósito de
abrigar os judeus após as perseguições e crimes cometidos contra
eles. A criação do Estado de Israel ainda gera vários conflitos
até hoje entre judeus e árabes palestinos.
PERSAS
O Império
Persa dominou a Mesopotâmia
no século VI a.C. sob o comando de Ciro, que em apenas vinte anos
estendeu o seu domínio pela Ásia Menor e Babilônia. Os
imperadores seguintes atingiram o norte da África, as margens do
rio Danúbio e as margens do rio Indo.
Os persas eram um povo com técnicas
militares muito eficientes. Organizavam-se em satrapias,
espécies de províncias, que respondiam diretamente ao rei, mas
tinham grande liberdade de ação. Além disso, os povos dominados
se aceitassem a dominação, é claro, tinham as tradições locais
respeitadas. Essa forma de administração foi muito eficiente para
conseguir sustentar um império tão vasto.
Os persas também construíram a
Estrada Real
com mais de 2000 km, facilitando a comunicação entres as satrapias
e o deslocamento de tropas e caravanas. No século VII a.C.,
Zoroastro
fundou uma religião que chegou até nós através dos escritos no
livro Zend-Avesta.
Esta religião defendia o princípio
dualista, ou seja, uma
disputa entre opostos extremos como o bem e o mal, a luz e a
escuridão. Os persas rejeitavam sacrifícios de sangue e o
politeísmo, já que para eles aqueles que seguissem o bem haveriam
de ter recompensa futura.
O gigantesco Império Persa não
conseguiu dominar os gregos e foram sucumbidos diante do império
macedônico, liderado por Alexandre,
o Grande, em 330 a.C. Apesar de
terem sido dominados, a forma de dominação persa e as bases de sua
administração foram incorporadas pelo império macedônico.
Atividade
1- Qual a principal
religião dos povos que hoje ocupam a área que no passado os
historiadores chamavam de Crescente Fértil?
2 - Essa religião é
monoteísta ou politeísta?
3 - Qual a principal
diferença entre a religião dos antigos egípcios e a religião das
civilizações que ocuparam a Mesopotâmia?
4-Quais os períodos em que se divide a História dos Hebreus?
4-Quais os períodos em que se divide a História dos Hebreus?
5-Explique o que foi o
êxodo dos Hebreus.
6-Explique o que foi a
Diáspora dos hebreus e como ela ocorreu.
7-Qual o melhor exemplo
do brilho da Literatura dos hebreus?
8-Quais os motivos que
levaram os fenícios a se lançar à navegação marítima?Qual era a
principal característica política das cidades Fenícias?
9-Por que os Fenícios
se tornaram os maiores navegadores da antiguidade?
10-O alfabeto foi uma
invenção dos Fenícios.Qual a utilidade do alfabeto para os povos
daquela época?
11-Quando
Ciro, O Grande, conquistou para o Império Persa a cidade da
Babilônia, ele libertou do cativeiro, imposto por Nabucodonosor, um
conhecido povo antigo, habitante da região palestina. Qual foi este
povo libertado:
12-Os
persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao:
a) Irã
b) Líbano
c) Egito
d) Israel
a) Irã
b) Líbano
c) Egito
d) Israel
13-Os
fenícios ocupavam uma área que hoje corresponde ao:
a)
Irã
b)
Líbano
c)
Egito
d)
Israel
e)
n.d.a.
14-Filho
de Davi, foi um déspota, sábio e bom administrador. Viveu no luxo e
no esplendor. Escreveu livros, protegeu as artes. Desenvolveu o
comércio:
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ResponderExcluirMuito bem professora Edna, é bom ver que você está lançando mão deste recurso para incrementar sua prática pedagógica. Parabéns.
ResponderExcluirMauricio Melo Mendes - Coordenador Escolar
Gostei da ideia e sua criatividade de manusear recursos de aprendizagem virtual para melhor auxílio e compreensão dos alunos... Parabéns!!!
ResponderExcluirPor: Felipe Andrade 2ºB