quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VAMOS ESTUDAR PARA O ENEM!!!!!

Questão 1 - Gabarito: B 
Habilidade 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto "Comunidades Negras de Santa Catarina", que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia. Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).

O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que 

(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe c

Questão 2 - Gabarito: C 
Habilidade 5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

O tráfico de escravos em direção à Bahia pode ser dividido em quatro períodos: 

1º - O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;
2º - O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;
3º - O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII;
4º - O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.
A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos.

VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. Tradução de Tasso Gadzanis. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 9. (com adaptações).

Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil, indicam que 

(A) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste os chamados "negros da Guiné", especialistas na extração de ouro.
(B) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo cultural comum.
(C) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.
(D) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.
(E) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII, diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.

Questão 3 - Gabarito: B 
Habilidade 6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

 

O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma: 

"Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte".

TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo . Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).

O referido autor, no texto e imagem acima,

(A) privilegiou a visão dos colonizadores da América.
(B) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
(C) resgatou a imagem da América como centro do mundo.
(D) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema "América para os americanos".
(E) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.

4-Questão 4 - Gabarito: D
Habilidade 7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.

Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para 

(A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo.
(B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
(C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego.
(D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.
(E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.

Questão 5 - Gabarito: E 
Habilidade 14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Normalidade II - Quino 

 

Disponível em: http://www.filosofia.com.br/figuras/charge/49.jpg. Acesso em: 26 mar. 2009.

"Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora" - ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas. 

KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).

O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos 

(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.

-Questão 6 - Gabarito: A 
Habilidade 15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. [...] Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.
VARGAS, Getúlio. Carta Testamento, Rio de Janeiro, 23/08/1954 (fragmento). Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/. Acesso em: 26 jun. 2009.
O contexto político tratado refere-se a um significativo período da história do Brasil, o 2º Governo de Vargas (1951-1954), que foi marcado pelo aumento da infiltração do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos sindicatos e pelo distanciamento entre Getúlio e os militares que o haviam apoiado durante o Estado Novo. O conteúdo da carta testamento de Getúlio aponta para a 

(A) existência de um conflito ideológico entre as forças nacionais e a pressão do capital internacional.
(B) tendência de instalação de um governo com o apoio do povo e sob a égide das privatizações.
(C) construção de um pacto entre o governo e a oposição visando fortalecer a Petrobrás.
(D) iminência de um golpe protagonizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).
(E) pressão dos militares contra o monopólio estatal sobre a exploração e a comercialização do petróleo.

Questão 7 - Gabarito: B 
Habilidade 18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais
.A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX. Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.
SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Disponível em: http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/ecosolv2.pdf. Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações).

A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que 

(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.

Questão 8- Gabarito: B 
Habilidade 18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

A crise de 1929 e dos anos subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O rápido crescimento da produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a especulação, responsável pela "pequena crise" de 1920-21. Em outubro de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores, criando uma tendência de baixa no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou especuladores vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o Estado fez com que os empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas, cobradas; e que se criassem também altas tarifas sobre produtos importados, tornando a crise internacional. 

RECCO, C. História: a crise de 29 e a depressão do capitalismo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u11504.shtml. Acesso em: 26 out. 2008. (com adaptações). 

Os fatos apresentados permitem inferir que 

(A) as despesas e prejuízos decorrentes da 1ª Guerra Mundial levaram à crise de 1929, devido à falta de capital para investimentos.
(B) o significativo incremento da produção industrial e agrícola norte-americana durante a 1ª Guerra Mundial consistiu num dos fatores originários da crise de 1929.
(C) a queda dos índices nas Bolsas de Valores pode ser apontada como causa do aumento dos preços de ações nos EUA em outubro de 1929.
(D) a crise de 1929 eclodiu nos EUA a partir da interrupção de empréstimos ao exterior e da criação de altas tarifas sobre produtos de origem importada.
(E) a crise de 1929 gerou uma ampliação do mercado consumidor externo e,consequentemente, um crescimento industrial e agrícola nos EUA.

Questão 9- Gabarito: D
Habilidade 25 - Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX. Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.

SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Disponível em: http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/ecosolv2.pdf. Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações).
A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que 
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.

Questão 10- Gabarito: B 
Habilidade 27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
O efeito estufa não é fenômeno recente e, muito menos, naturalmente maléfico. Alguns dos gases que o provocam funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total do calor e garante o equilíbrio da temperatura na Terra. Cientistas americanos da Universidade da Virgínia alegam ter descoberto um dos primeiros registros da ação humana sobre o efeito estufa. Há oito mil anos, houve uma súbita elevação da quantidade de CO2 na atmosfera terrestre. Nesse mesmo período, agricultores da Europa e da China já dominavam o fogo e haviam domesticado cães e ovelhas. A atividade humana da época com maior impacto sobre a organização social e sobre o ambiente foi o começo do plantio de trigo, cevada, ervilha e outros vegetais. Esse plantio passou a exigir áreas de terreno livre de sua vegetação original, providenciadas pelos inúmeros grupos humanos nessas regiões com métodos elementares de preparo do solo, ainda hoje, usados e condenados, em razão dos problemas ambientais decorrentes.
Aquecimento global e a nova geografia de produção no Brasil. Disponível em: http://www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/aquecimentoglobal.pdf. Acesso em: 23 jun. 2009. (com adaptações). 
Segundo a hipótese levantada pela pesquisa sobre as primeiras atividades humanas organizadas, o impacto ambiental mencionado foi decorrente 
(A) da manipulação de alimentos cujo cozimento e consumo liberavam grandes quantidades de calor e gás carbônico.
(B) da queima ou da deterioração das árvores derrubadas para o plantio, que contribuíram para a liberação de gás carbônico e poluentes em proporções significativas.
(C) do início da domesticação de animais no período mencionado, a qual contribuiu para uma forte elevação das emissões de gás metano.
(D) da derrubada de árvores para a fabricação de casas e móveis, que representou o principal fator de liberação de gás carbônico na atmosfera naquele período.
(E) do incremento na fabricação de cerâmicas que, naquele período, contribuiu para a liberação de material particulado na atmosfera.
Questão 11 - Gabarito: A 
Habilidade 30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.10-Em fevereiro de 1999, o Seminário Internacional sobre Direito Ambiental, ocorrido em Bilbao, na Espanha, propôs, na Declaração de Viscaia, a extensão dos direitos humanos ao meio ambiente, como instrumento de alcance universal. No parágrafo 3.o do artigo 1.o da referida declaração, fica estabelecido: "O direito ao meio ambiente deverá ser exercido de forma compatível com os demais direitos humanos, entre os quais o direito ao desenvolvimento". No Brasil, o cumprimento desse direito configura um grande desafio. Na Região Amazônica, por exemplo, tem havido uma coincidência entre as linhas de desmatamento e as novas fronteiras de desenvolvimento do agronegócio, marcadas por focos de injustiça ambiental, com frequentes casos de escravização de trabalhadores, além de conflitos e crimes pela posse de terras, muitas vezes, impunes.
Disponível em: http://www.unicen.com.br/universoverde. Acesso em: 9 maio 2009. (com adaptações).
Promover justiça ambiental, no caso da Região Amazônica brasileira, implica
(A) fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.
(B) ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.
(C) incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.
(D) promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.
(E) ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater a violência no campo.
Questão 12-Gabarito C. Habilidade 07.(FUVEST) O PERÍODO ENTRE AS DUAS GUERRAS MUNDIAIS (1919 - 1939) FOI MARCADO POR:
O dia 1o de setembro de 1939 foi uma sexta-feira. Embora fosse fim de verão na Europa, uma chuva fina caía sobre Varsóvia, a capital da Polônia, e as nuvens cinzentas que cobriam a cidade tornavam ainda mais reais os maus presságios com que muitos foram dormir na noite anterior.
Na última semana, a crescente tensão com a Alemanha de Hitler atingira um nível insustentável, levando à mobilização dos reservistas dois dias antes. Às 4h45min da madrugada, a Polônia se tornou a primeira vítima da fúria do ditador nazista, atingida por uma onda de ferro e fogo que se abateu sobre o País. Começava a Segunda Guerra Mundial, um longo e tenebroso pesadelo do qual a humanidade só emergiria seis anos mais tarde. Ao seu fim, no rastro de pelo menos 40 milhões de cadáveres, o homem atingiria o ápice da sua capacidade destrutiva
com a bomba atômica. LINO, Flávio Henrique. Jornal O Globo, 29 de agosto de 2009, p.36.
Segundo o texto, a Segunda Guerra Mundial foi o evento mais importante do século XX, tendo eclodido em 1o de setembro de 1939, com o(a)
(A) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola e do bombardeio à cidade de Guernica.
(B) rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a
invasão do território russo por tropas nazistas.
(C) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da
Inglaterra e da França em socorro aos seus aliados,
declarando guerra ao Terceiro Reich.
(D) saída dos invasores alemães do território dos
Sudetos na Tchecoslováquia para invadir e tentar
conquistar os Bálcãs.
(E) tomada do "corredor polonês", que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas,

Questão13.Habilidade 07.GabaritoD-Em março de 2002, duas colunas de luz preencheram os lugares vazios das Torres Gêmeas destruídas no 11 de setembro de 2001. Na solenidade, que assinalou os seis meses dos atentados, rodeado por parentes das vítimas e representantes dos Estados que participaram da “coalizão contra o terror”, o presidente dos EUA evocou a “causa e a missão”nacionais: “Cada uma das nações deve saber que, para os Estados Unidos, a guerra ao terror não é apenas uma política – é um compromisso”. Nessa guerra,“não há imunidade e não pode existir neutralidade”.
Fonte: Magnoli, Demétrio. O Grande Jogo – Política, Cultura e Ideias em Tempo de Barbárie. São Paulo: Ediouro, 2006, p. 42 (com cortes e adaptado).
Considerando as relações de poder entre as nações, o episódio descrito no texto acima apresenta o seguinte significado histórico-geográfico:
(A) Crise do capitalismo no continente asiático.
(B) Derrubada do regime fundamentalista islâmico.
(C) Crescimento do poder da Organização das Nações Unidas.
(D) Expressão de nascimento e consolidação da Doutrina Bush.
(E) Adoção de normas éticas de conduta para o fortalecimento do direito internacional.principalmente italianos.

QUESTÃO 14 –Gabarito =A -HABILIDADE 3
O Carnaval brasileiro foi, até meados do século dezenove, o Entrudo "brutal e alegre" introduzido pelos colonizadores portugueses. Durante os seu festejos, as pessoas atiravam, umas nas outras, água, farinha, fuligem, molhando famílias e ruas inteiras, em plena batalha. Criados carregavam latas para suprimento dos patrões empenhados nessa guerra. Na época em que o pintor francês Debret esteve no Brasil (de 1816 a 1830), durante o entrudo usavam-se as seringas d'água, o polvilho branco para atirar ou esfregar nas pessoas e outras formas mais doces de brincar, como as batalhas de "limões de cheiro", privilégio das classes dominantes. Esses limões eram feitos de cera, no formato da fruta, cheios de água perfumada, e preparados pelas escravas para seus proprietários – ou para uso da sua própria
família ou para comercializá-los. DEBRET, Jean Baptiste, Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil,
publicado na França em 1839 (Adaptado).
A respeito das características do carnaval no Brasil do século XIX pode-se inferir que
(A) o entrudo era caracterizado pela violência e sua prática sofria críticas de autoridades políticas, médicas e religiosas.
(B) os festejos eram marcados pelo caráter cristão e pela influência da Igreja Católica.
(C) a participação de escravos era proibida, levando a constantes revoltas dos cativos nos períodos de carnaval.
(D) o entrudo era marcado pelo uso de máscaras e
desfiles de carros alegóricos, sobretudo nos setores populares.
(E) os festejos ligados ao carnaval possuíam aceitação apenas entre as camadas sociais abastadas capazes de comprar os “limões de cheiro”.

QUESTÃO 15 – Gabarito=E HABILIDADE 5

Mais onze bens são incluídos na lista de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro Foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC) o Conjunto Paisagístico da Cidade Cárceres (MT); a Igreja Positivista do Rio de Janeiro; o Centro Histórico de Natal; o Centro Histórico de Paracatu (MG); foi estendido o tombamento no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Serra da Piedade (MG); Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga além das embarcações “Luzitânia”, canoa de tolda utilizada na região do baixo rio São Francisco, em
Sergipe; “Dinamar”, canoa costeira da baía de São
Marcos, no Maranhão; “Sombra de Luz”, saveiro de vela de içar, do Recôncavo Baiano; “Tradição”, canoa pranchão utilizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e a Festa de Sant’ Ana, da região do Caicó, no Rio Grande do Norte. Esta é a primeira vez no país que são tombadas embarcações. (...) São embarcações de uso tradicional no Brasil, que vieram de todos os continentes e aqui foram adaptadas às realidades locais.
Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/11/
patrimonio-tombado-2.
A respeito dos recentes tombamentos patrimoniais
efetuados pelo governo brasileiro podemos inferir que
(A) os chamados bens imateriais predominaram sobre os bens materiais.
(B) a grande marca do patrimônio naval brasileiro está na preservação integral de características das
embarcações europeias antigas.
(C) o governo tem privilegiado apenas aspectos da cultura material da região Sudeste.
(D) o conservadorismo e o tradicionalismo marcaram a escolha dos bens tombados.
(E) o tombamento inclui bens materiais e imateriais com base em critérios técnicos e de relevância social.

QUESTÃO 16 –Gabarito =A HABILIDADE 9

A extensão das grandes cidades dá aos terrenos,
sobretudo nos bairros do Centro, um valor artificial que cresce por vezes em enormes proporções; as construções que aí estão edificadas, em lugar de aumentar este valor, pelo contrário o diminuem, pois já não correspondem às novas condições e são demolidas para serem substituídas por edifícios modernos. E isso se verifica, sobretudo, com respeito aos alojamentos operários situados no Centro, e cujo aluguel, mesmo nas casas superlotadas, não pode ultrapassar um certo máximo, ou pelo menos só o pode de uma maneira extremamente lenta. Por isso, essas
construções são demolidas e nos lotes são construídos grandes armazéns, lojas, edifícios públicos. Na Paris do século XIX, explorou-se ao extremo essa tendência para a especulação e para o enriquecimento privado (...). Resulta daqui que os operários vão sendo afastados do centro da
periferia, que as moradias dos proletários e, de uma maneira geral, os pequenos apartamentos tornam-se gradativamente escassos e caros (...). Nestas condições, os apartamentos de aluguel elevado oferecem um campo muito mais vasto para a especulação, de forma que a indústria da construção civil não construirá residência para operários senão em casos excepcionais.
ENGELS, Friederich. A Questão da Habitação. Coleção Fundamentos. Belo Horizonte: Aldeia Global Editora, 1979.(Adaptado
O texto escrito por Engels pode ser utilizado para compreender o processo que transcorreu no Sudeste brasileiro, na primeira metade do século XX. Sobre esse
processo, pode-se afirmar que
(A) houve uma tendência à especulação e ao
enriquecimento privado propiciada por uma operação de valorização executada pelo Estado.
(B) nos bairros tradicionais, como nos emergentes, a falta de articulação entre o Estado e a população impossibilitou investimentos em infraestrutura e empreendimentos imobiliários.
(C) nos bairros do Centro, a valorização em favor da especulação e do enriquecimento privado não
envolvia a presença do Estado, uma vez que o capital para o financiamento das desapropriações e obras vinha da iniciativa privada.
(D) o Estado procurou evitar a expropriação e a
segregação das camadas sociais menos favorecidas que ocupavam um determinado espaço da cidade.
(E) o aumento de atividades comerciais e industriais promoveu a saída da população de maior renda para regiões distantes do Centro.
|Questão -17-C1-H5| Gabarito E
Quando os historiadores escrevem sobre a história recente do mundo, é provável que reflitam sobre duas tendências: o progresso da globalização e a disseminação da democracia.
A globalização tem sido a mais polêmica, porque tem efeitos bons e maus, e a democracia abriu espaço para as pessoas protestarem contra os maus efeitos. Por isso, é grande a controvérsia sobre as consequências ambientais, econômicas e
sociais da globalização. Mas há outro domínio da globalização, o da cultura e da identidade. A globalização aumentou, de um modo sem precedentes, os contatos entre os povos e os seus valores, ideias e modos de vida. No entanto, alguns receiam que o seu país esteja a tornar-se fragmentado, que os seus valores estejam a perder-se à medida que cada vez mais imigrantes trazem novos costumes e que o comércio internacional e os meios de comunicação modernos invadem todos os cantos do mundo, tirando o lugar à cultura local. Alguns até preveem um cenário aterrorizador de homogeneização cultural com as diversas culturas nacionais a da-
rem lugar a um mundo dominado pelos valores e símbolos ocidentais. Diante do que foi exposto, qual dos princípios abaixo não pode ser relacionado como uma estratégia para o multiculturalismo na globalização?
A)defender a tradição pode atrasar o desenvolvimento humano.
B)respeitar a diferença e adversidade é essencial.
C) a diversidade prospera num mundo globalmente interdependente quando as pessoas têm identidades múltiplas e complementares e pertencem, não só a uma comunidade local e a um país, mas também à humanidade em geral.
D) enfrentar os desequilíbrios do poder político e econômico ajuda a prevenir ameaças às culturas de comunidades mais pobres e mais fracas.
E) prevenir uma cultura local e nacional desenvolvidas contra a influência estrangeira é impedir uma cultura, que atingiu um status superior, de voltar a se tornar uma cultura inferior.

Questão 18- C5-H23| Gabarito A
06 Leia o texto











o, os dois casos apresentados abaixo dele e responda. O termo globalização, com o significado que as pessoas conhecem hoje, foi cunhado em 1983 por Theodore Levitt, professor da Harvard Business School. Num artigo intitulado “Globalização dos Mercados”, Levitt, reconhecido por seus profundos conhecimentos em marketing, traçou um cenário favorável para as grandes corporações (especialmente americanas e europeias).Com um mundo mais integrado, essas empresas conquistariam novos mercados e se beneficiariam de excepcionais ganhos de escala, inclusive no que concerne à adoção de um
marketing globalizado também baseado em escala. Para evitar danos, as multinacionais vêm formando enormes estruturas de controle de suas peças publicitárias.Revista Exame, 29/08/2007.Na Alemanha, o nome do produto Vick é escrito Wick. Especialistas ouvidos por Exame dizem que a troca de uma letra evitou um problema: se fosse escrita com V a palavra seria — foneticamente — sinônimo de relação sexual.


Recentemente, a Nike, uma das empresas mais globalizadas do planeta, foi surpreendida pela forte reação a uma de suas campanhas. O comercial de TV mostrava o jogador de bas-quete americano Lebron James brigando com lutadores de Kung Fu e um par de dragões (e vencendo todos eles). Para os chineses, o comercial soou como chacota de um estrangeiro frente a símbolos nacionais.
A)De uma forma geral, a teoria de Levitt estava correta, porém os caso apresentados demonstram dificuldades em adotar um marketing globalizado, também baseado em escala, pois tropeços locais implicam danos globais.
B)O enunciado e os casos apresentados apenas demonstram que o cenário traçado por Levitt, em seu artigo, é absolutamente favorável com as empresas, não enfrentando qualquer problema em suas campanhas.
C)O texto e os casos apresentados demonstram que a globalização foi tão bem-sucedida que hoje questões como nacionalismo, protecionismo e outros percalços foram totalmente superados.
D)As empresas afinal concluíram pela impossibilidade de adotarem campanhas globais, pois os investimentos em criação, e prevenção de danos em escala global tornam tais campanhas inviáveis.
E)Como resultado das situações apresentadas nos boxes, as empresas decidiram desprezar as especificidades de cada país, pois o consumidor tende a se identificar com um produto feito para o mundo inteiro.
Questão-19-|C5-H22|Observe as imagens.
Gabarito D
Ao longo da história, a mulher tem ampliado seu espaço nas sociedades, especialmente no Ocidente, em aspectos econômicos, sociais e políticos. As lutas pela emancipação feminina trouxeram conquistas como equidade salarial e igualdade de direitos. A partir da análise das imagens e dos seus conhecimentos, podemos observar algumas diferenças entre a democracia na Grécia Antiga e no Brasil atual. Um dos aspectos mais claros corresponde à participação crescente da mulher na política ao longo dos tempos. Assinale a opção que apresenta uma evolução em termos de participação política no Brasil atual em relação à Grécia Antiga.
A) A ampliação do conceito de cidadania a estrangeiros, idosos e menores de 16 anos, independentemente da renda ou crença religiosa.
B) A concessão de direitos políticos plenos a analfabetos, como a ocupação de cargos públicos ou permissão para disputar eleições.
C) A escolha dos representantes políticos por meio do voto aberto, direto e nominal, o que garante transparência e equidade.
D) A garantia do direito de voto a todos os segmentos sociais, independentemente de credo, etnia ou condição social.
E)A restrição ao sexo feminino para o exercício de cargos no executivo federal e ministérios de Estado.
Questão -20-|C2-H6|Gabarito-B 06. Veja o mapa abaixo. Fertilidade total entre 2005-2010Variação média (crianças por mulher)
Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais do Secretariado das Nações Unidas (2007).A respeito dos Índices de Crescimento Populacional no mundo, assinale a alternativa incorreta.
A) Na atualidade, verifica-se uma queda dos índices de natalidade, embora em alguns países as taxas se mantenham elevadas.
B) No Brasil, o índice, desde 1920, obedece a sucessivos recuos, graças ao processo de substituição de importações,que impulsionou a indústria nacional nessa mesma década, absorvendo muita mão de obra.
D) Devido à intensa urbanização, as pessoas passaram a ter acesso aos métodos anticoncepcionais, o que facilitou a redução do número de filhos por família.No meio urbano, a necessidade da mão de obra feminina estimula o aprimoramento profissional. Para esse grupo, sucessivas gestações comprometeriam o padrão de vida da família e a possível ascensão profissional.
E) A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, devido aos avanços na medicina, ao aumento do acesso à educação e ao saneamento básico.
Questão-21-|C2-H8| Gabarito -C 08. Graves crises sociais e catástrofes naturais levam pessoas a saírem de seus países e buscar ajuda em outras nações. O Brasil, atualmente, tem recebido número significativo de seres humanos de uma nação caribenha atingida por desastres e pela miséria. Indique-a.
A)Costa Rica.( ) B)Cuba.( )C) Haiti.( )
D) Panamá.( ) E) Jamaica.( )
Questão-22- |C5-H23|Gabarito -E
“Zeus, temendo a destruição total de nossa espécie, enviou Hermes para dar aos homens as qualidades do respeito ao próximo e do senso de justiça, de modo a trazer a ordem a nossas cidades e criar laços de amizade e união. Hermes per-guntou a Zeus de que forma devia distribuir estes dons entre os homens: “devo distribuir estes dons de modo desigual, como nas artes? Devo distribuir a justiça e o respeito para al-guns, ou para todos?” “A todos”, disse Zeus. “Deixe que todos tenham sua parte. ão poderá haver cidades se apenas uns poucos partilharem estas virtudes, como nas artes.”PLATÃO. Protágoras, 322 a.C. Essa passagem de uma obra do filósofo grego Platão expressa:
A)valores religiosos da sociedade grega no seu período de maior apogeu, o helenístico, quando a cultura grega foi substituída pela macedônica.
B) o desprezo pelas artes, considerada uma atividade antidemocrática.
C)o combate às tendências catastróficas que emergiram na sociedade ateniense depois das Guerras Médicas.
D) exaltação de valores ético militares que acabaram impregnando as práticas políticas da sociedade espartana.
E)a contribuição da religião para a conformação dos valores ético-políticos e de cidadania na sociedade ateniense.
Questão-23-|C1-H5| Gabarito-C
Leia atentamente o texto abaixo e marque a alternativa correta.“A GLOBALIZAÇÃO proporciona um fluxo desequilibrado entre as culturas, forma ilhas de desigualdades entre o centro ocidental e o resto do mundo. É exatamente esse movimento de diferenciação que nos permite dizer que essa massificação da informação ao mesmo tempo em que homogeneíza, também proporciona a diferença. Não se trata de um fenômeno visível aos olhos mais distraídos, trata-se de um movimento de implosão se processando no interior da pró-pria sociedade globalizada. Guetos, sociedades tradicionais e espaços marginalizados processam diariamente esse bombardeio cultural e se transformam de forma particular, produzindo e se reproduzindo de forma diferenciada de acordo com sua história, cultura e identidade particular”.Disponível em: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/11/globalizacao-demasiada-globalizacao.html
Levando em conta o texto acima e o conceito de globalização, marque a sentença que responde melhor a pergunta: Em um mundo interligado, será que as diferentes culturas não correm o risco de perder suas identidades?
A) Não, pois tal como indica o texto há um fenômeno invisível que interliga todas as culturas de modo positivo, formando guetos e sociedades tradicionais.
B)Sim, a globalização pode criar diferenciações entre as culturas, provocando um fluxo equilibrado entre elas.
C) Sim, a globalização pode propiciar um fluxo desequilibrado entre as culturas gerando desigualdades, ou seja, ao mesmo tempo em que o mundo se homogeniza também cria diferenças.
D) Não, a globalização não pode propiciar um fluxo desequilibrado entre as culturas gerando desigualdades, ou seja, ao mesmo tempo em que o mundo se homogeniza também cria indiferenças.
E) Não, a globalização favorece a universalização de valores culturais, que se estendem ao conjunto das populações mundiais, uniformizando o processo de desenvolvimento cultural.
Questão-24-|C2-H8|Gabarito-C 05. Analise a tabela a seguir
Com base na tabela e considerando o crescimento natural da população brasileira, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I.Nas décadas de 1940 e 1960, as taxas de mortalidade eram elevadas em virtude das precárias condições médico sanitárias, da escassez de remédios e vacinas e da falta de infraestrutura nos serviços de saneamento básico;
II. A diminuição da taxa de mortalidade, entre as décadas de 1980 e 2000, ocorreu de forma gradativa, em virtude da lenta urbanização, diante das dificuldades do Brasil em industrializar-se nesse período;
III. A partir da década de 1940, o declínio da taxa de natalidade teve relação direta e, também indireta, com a urbanização e com a industrialização;
IV. Os fatores inibidores de natalidade, típicos do meio urbano, como acesso a métodos anticoncepcionais, entre outros, somente serão efetivados, a partir da década de 2020, quando se projeta, realmente, um crescimento natural baixo.
A) Somente I e II estão corretas.
B) Somente II e III estão corretas.
C) Somente I e III estão corretas.
D) Somente I e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.
Questão-25- C5-H23, H24|Gabarito -C
A visão de sociedade de Aristóteles também expressa essa necessidade de moderação, esse abandono do exagero. Ele chama o homem de um “ser político”. Aristóteles acha que sem a sociedade ao nosso redor não somos pessoas no verdadeiro sentido do termo. Nesse contexto, a família e a cidade satisfazem nossas necessidades vitais primárias, como a comida e o calor, o casamento e a criação de filhos. Mas a forma mais elevada do convívio humano, para Aristóteles, só pode ser o Estado.GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: romance da História da Filosofia.Tradução João Azenha Jr. SP: Companhia das Letras, 1995. p. 132.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, podemos afirmar que:
A)a teoria Marxista pode ser apontada como complemento do pensamento aristotélico na medida em que prega a necessidade de eliminação do Estado e das classes sociais.
B) a concepção Anarquista se baseia na perspectiva de Estado proposta por Aristóteles como base para a organização de uma sociedade mais justa e participativa.
C) autores contratualistas como Hobbes e Rousseau compreendem o Estado como resultado de uma evolução de sociedades primitivas que criaram a instituição política para atender as necessidades da sociedade.
D) os pensadores liberais defendiam a necessidade de instituir um Estado forte e controlador que fosse capaz de suprir a necessidade de ordenamento e pacificação em sociedades em conflito.
E) segundo a concepção cristã medieval, não há como relacionar Estado e família ou religião, pois estas últimas se constituem em instituições sagradas que devem estar dissociadas da política.

Questão-26-|C3-H12; C5-H24|Gabarito -D
(PUCCamp-adaptada) As constituições são documentos importantes porque definem a natureza do governo, a origem do poder e a forma de organização. A análise do contexto histórico em que foram elaboradas também nos permite compreender em que nível se verifica o exercício da cidadania e a prática da democracia. A Constituição Brasileira de 1988 introduziu alterações significativas no plano jurídico-político nacional, abordando temas específicos. Dentre elas, pode-se citar:
A) instituição do habeas corpus, que torna passível de fiança crimes como racismo, tráfico de drogas e terrorismo.
B) estendeu o direito de elegibilidade às mulheres e do voto facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos, exceto para os analfabetos.
C) proibição da greve aos setores considerados essenciais como saúde, transportes, polícia e funcionalismo público e afirmação do racismo como crime inafiançável e imprescritível.
D) abordagem de temas específicos como a extensão do voto a analfabetos, proteção ao meio ambiente e reconhecimento da cidadania dos índios.
E) limitação dos direitos trabalhistas apenas ao setor produtivo urbano que estabeleceu igualdade no exercício da mesma profissão entre homens e mulheres e eleições em dois turnos para presidente, governador e prefeitos.
Questão 27-Gabarito=A-|C3-H15|
Leia.
QUINZE DE NOVEMBRO
Deodoro todo nos trinques
Bate na porta de Dão Pedro Segundo.
“— Seu imperador, dê o fora
que nós queremos tomar conta desta bugiganga.
Mande vir os músicos.”
O imperador bocejando responde:
“Pois não meus filhos não se vexem
me deixem calçar as chinelas
podem entrar à vontade:
só peço que não me bulam nas obras completas de
Victor Hugo”.
Murilo Mendes. História do Brasil. “Poemas”.Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 169.
O poema e a charge anteriores retratam importante momento de ruptura da história do Brasil. Sobre este episódio, assinale a alternativa verdadeira.
A) A charge refere-se à Princesa Isabel que ao assinar a Lei Áurea agravou a crise do império que culminou com o golpe republicano e o poema, ao mencionar Deodoro, destaca a atuação dos militares nesse processo.
B) O poema e a charge referem-se à abdicação de D. Pedro I, em que sua filha, a Princesa Isabel, ainda menor de idade, foi comunicada que não poderia assumir o trono.
C) O texto e a charge mostram o caráter revolucionário da Proclamação da República, destacando a importância dos militares, que após violentos combates conseguiram a expulsão imediata da Família Real do Brasil.
D) O texto e a charge referem-se à Independência do Brasil em que a aristocracia rural insatisfeita com a possibilidade de ser governada por uma mulher decidiu retirá-la do trono, diante do debilitado estado de saúde do Imperador.
E) A charge demonstra o grande prestígio de que desfrutava a Princesa Isabel, herdeira do trono, que ao assinar a Proclamação da República seria homenageada por uma parada militar sem perceber que com isso perderia o trono.
QUESTÃO 28 – HABILIDADE 08
A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao grupo de países asiáticos formado por Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan (antiga Formosa). Na década de 60 eram relativamente pobres e possuíam certos indicadores sociais semelhantes aos de países africanos. A partir da década de 80, o perfil econômico dos Tigres Asiáticos começou a mudar significativamente; desta forma, passaram a apresentar grandes taxas de crescimento e uma rápida industrialização.
Disponível em: http://geografiaetal.blogspot.com/2009/10/tigres-novos-tigres-e-novissimos-tigres.html
Acesso em: 14/01/2011 (adaptado). Pela leitura do texto, podemos afirmar que a denominação “Tigre” é dada em referência
(A)aos habitantes locais, sem cultural e sem formação ocidental.
(B) à agressividade econômica desses países na busca de novos mercados.
(C) à violência dos sindicados do Extremo Oriente e Sudeste Asiático.
(D) à exploração econômica dos capitalistas da região e pela falta de investimentos em educação.
(E) à violência dos militares locais e dos capitalistas na exploração da mão de obra asiática.
QUESTÃO-29– HABILIDADE 09
O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que
(A)apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
(B) possuem base tecnológica mais elevada.
(C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
(D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
(E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
QUESTÃO -30 – HABILIDADE 21
A “sociedade da informação” é uma expressão utilizada para definir as transformações que estão afetando o planeta e as relações sociais. Passamos de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial e, atualmente, vivemos em uma sociedade onde a informação e o conhecimento passaram a ser os elementos mais importantes para o desenvolvimento econômico. (Adaptado de Dowbor, L., 2004.) Brasil
Mapa da exclusão digital
Fonte: Pesquisa Fundação Getúlio Vargas – 2003Muito se tem discutido sobre a emergência de uma sociedade da informação no Brasil. A partir do texto e da análise do mapa, é correto afirmar que (A) o acesso aos computadores e à internet garante aos indivíduos uma inclusão plena na sociedade da informação.
(B) a informatização reduz distâncias e socializa a informação, com a predominância do teletrabalho no País.
(C) o acesso ao conhecimento tecnológico elimina as disparidades regionais brasileiras, provenientes das culturas locais.
(D) a complexidade e a pluralidade da formação de ambientes sócio virtuais contrastam com as novas desigualdades sociais.
(E)a tecnologia da informação aplicada à administração pública assegura um desenvolvimento homogêneo a todas as regiões do País.
QUESTÃO- 31– HABILIDADE 06 Gabarito=E
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado: todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa: todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps.Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of
Chicago Press, 1996.
Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto. Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
(A) Oeste – Norte – Leste.
(B) Leste – Noroeste – Leste.
(C) Oeste – Noroeste – Oeste.
(D) Oeste – Sudeste – Leste.
(E) Leste – Norte – Oeste.
QUESTÃO 32 – HABILIDADE 18 Gabarito=B
“Na noite de 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários. Dois dias depois, a plataforma afundou a aproximadamente 80 quilômetros da costa da Louisiana, sul dos Estados Unidos. O petróleo começou a vazar da tubulação rompida a 1,5 quilômetro da superfície do mar, formando uma enorme mancha que se aproxima do litoral. A charge a seguir faz uma crítica à situação descrita anteriormente: americano. Desde então, o óleo vem prejudicando a fauna marinha, o turismo e a pesca na região.”

http://www.jornaldaciencia.org.br/Images/charges/2010/amplcharge669.gif Acesso em: 19/09/2010. Com relação a essa tragédia, podemos julgar, como correta, a seguinte consequência:
(A) Pela sua extensão, esse vazamento de petróleo não acarretará danos à fauna marinha do Golfo, uma vez que a quantidade de litros vazados por espaço marítimo é considerado insignificante.
(B) O impacto econômico é tão incerto quanto os danos ambientais. Com milhões de galões na água, alguns especialistas preveem um grande dano à economia. A indústria pesqueira, os serviços, o comércio e até o turismo foram largamente afetados e, em alguns casos, proibidos.
(C) O custo de extração e produção de petróleo não deverá sofrer aumentos, nem tão pouco afetar os investimentos entre os países produtores desse minério, inclusive o Brasil, visto que é um fato isolado economicamente e, portanto, sem expressão mundial.
(D) Dentro de uma visão ecológica, podemos afirmar que nem todo o ecossistema marinho é afetado, porque as espécies formam um sistema de interdependência. Ou seja, as espécies voltam a se multiplicar rapidamente, recompondo a cadeia alimentar.
(E) O petróleo pode penetrar no interior dos seres vivos. Assim, mesmo que o animal não morra, ele carrega as toxinas por muitos quilômetros, podendo prejudicar outros animais, porém a propagação da toxina não causa problemas para os seres humanos.
QUESTÃO 33 – HABILIDADE 06 Gabarito= E
Ao observarmos a imagem do globo terrestre em destaque, podemos inferir que a representação está (A) incorreta, no que tange ao eixo da Terra, que deveria se apresentar menos inclinado.
(B) correta, pois trata do movimento de translação da Terra que se dá de leste para oeste.
(C) incorreta, já que pela sua disposição a porção mais iluminada seria o polo Norte ao invés do Equador.
(D) correta. Ao que tudo indica há a clara representação do período de Solstício de verão no Hemisfério Norte.
(E) correta, correspondendo ao movimento de rotação da Terra que se dá de oeste para leste de acordo com a convenção.
QUESTÃO 34 – HABILIDADE 16 Gabarito=C
Podemos dizer que a cartografia surgiu na Antiguidade, pois encontramos representações de mapas na Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, entre outros povos da Antiguidade. Evidentemente que os cartógrafos da época antiga não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão. Os mapas antigos eram repletos de imperfeições, principalmente no que se refere à proporcionalidade. Mesmo assim, serviam de referência para viajantes e comerciantes da época, que necessitavam muito destas informações para planejarem suas viagens. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes. http://www.suapesquisa.com/geografia/cartografia.htm Acesso em 16/12/2010.
Diante dessa realidade histórico-geográfica, podemos afirmar que a cartografia
(A) teve seu momento de destaque na Antiguidade.
(B) foi perdendo sua importância socioeconômica com o tempo.
(C)foi um instrumento tão poderoso na Antiguidade, quanto o é hoje.
(D) foi um referencial de poder e dominação entre povos distantes, diferente de hoje.
(E) teve que ser supervalorizada na Idade Média, pois o poderio bélico era insignificante. Dinâmica daNatureza.
QUESTÃO 35 – HABILIDADE 28 Gabarito=D

A respeito dos fenômenos globais apresentados no esquema anterior, é possível inferir corretamente que
(A) o efeito estufa representa um dos impactos ambientais de grande preocupação na atualidade e consiste na retenção de partículas sólidas, em especial o CO2, do vapor d’água em suspensão na troposfera e do calor irradiado pela superfície, alterando gradativamente o ciclo hidrológico das regiões.
(B)o aquecimento global tem ocasionado catástrofes naturais de grandes impactos, como terremotos, maremotos e tsunamis, que ocorrem em áreas geologicamente estáveis.
(C) a desertificação que vem ocorrendo no Brasil independe da interferência do homem, pois os solos estão mais expostos à erosão, aumentando, consequentemente, a evapotranspiração, o que provoca a redução do volume das chuvas e das amplitudes térmicas diárias.
(D) a proliferação de várias doenças, causando muitas epidemias, em muitos casos, está associada às atuais modificações ambientais e, em especial, ao clima que, em consonância com certos hábitos, como a deposição do lixo a céu aberto, reforçam mais essa problemática.
(E) a construção de grandes barragens nos cursos dos rios não provoca impactos ambientais, uma vez que esse tipo de obra fixa a população e a fauna local, além de aumentar o fluxo de água doce nas desembocaduras dos rios.
QUESTÃO 36- – HABILIDADE 06 Gabarito=E
O critério utilizado na divisão regional do Brasil (1967) apresentada no mapa é o
(A) natural, que apresenta problemas porque ignora totalmente as fronteiras políticas, o que impede a comparação de estatísticas de diferentes anos.
(B) natural, que ignora as diferentes realidades socioeconômicas e as áreas de paisagens naturais transicionais.
(C) político, que conserva os limites de alguns Estados; no entanto, ignora os de outros.
(D) econômico, que considera apenas a macrodivisão, mas coloca realidades diversas em uma mesma área.
(E) geoeconômico, que associa limites não fixos, naturais e socioeconômicos, mas inclui realidades muito diferentes em cada uma das regiões.
QUESTÃO -37 – HABILIDADE 24 Gabarito=E
A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais. No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania é limitado fundamentalmente pelo seguinte fator: (A) formação profissional.
(B) demanda habitacional.
(C) crescimento da população.
(D) pobreza nos recursos naturais.
(E) distribuição da riqueza.
QUESTÃO 38 – HABILIDADE 08 Gabarito=B

A charge retrata um momento marcante atual numa metrópole brasileira. Baseado nessa imagem e em seus conhecimentos sobre a organização do espaço geográfico, é possível inferir corretamente que
(A) com a ocupação dos morros, e favelas cariocas, os habitantes ficarão livres do tráfico e da desigualdade social.
(B) a ordem evidencia a ocupação militar nos morros, mas a falta do progresso é revelada pelas falhas nas políticas sociais.
(C) com a chegada das tropas militares nos morros, os cidadãos passarão a ter acesso aos diversos serviços públicos de qualidade.
(D) a prática adotada de invasão de favelas no Rio de Janeiro, como em outras metrópoles brasileiras, não mudará em nada o modo de viver dos moradores locais.
(E) a polícia não conseguirá manter a ordem dentro das favelas devido ao maior armamento e preparo dos traficantes de drogas.
QUESTÃO -39 – HABILIDADE 24 -Gabarito=A
PRETO E BRANCO A CORES
Destino a minha vida
Minha luta pela liberdade (...)
Eu tenho raça e a cada farsa, a cada horror
O meu empenho, meu braço, meu valor (...)
O nosso herói Mandela é
Senhor da fé, clamou o povo
E o tigre encontra no leão
A maior inspiração de um mundo novo (...)
Liberdade pelo amor de Deus
Liberdade a este céu azul
É minha terra, orgulho meu
Porto da Pedra canta a África do Sul
SOUZA, David. et al. Escola de Samba do Porto da Pedra, RJ.
A letra do samba-enredo homenageia Nelson Mandela, líder da luta vitoriosa contra o regime de "apartheid" na África do Sul. Porém, tal como no caso da escravidão brasileira, as consequências do longo período de segregação não se deixaram apagar com facilidade. O elemento que identifica corretamente uma herança importante desses dois regimes do passado, ainda presente nas formações sociais de ambos os países, é
(A) a desigualdade de renda.
(B) a legislação discriminatória.
(C) a exclusão cultural das minorias.
(D) a ausência de representação política.
(E) a instituição de cotas para o serviço público.
QUESTÃO- 40– HABILIDADE 28 -Gabarito=A
MESMO TÓXICA, BATERIA DE CELULAR VAI PARA
LIXÃO
O número de aparelhos celulares no País já passou de 65 milhões, mas o governo e a indústria não se entendem sobre o destino das baterias, feitas de materiais tóxicos. Sem fiscalização, a maior parte delas vai para os lixões. A regra para o descarte das baterias é ditada há mais de cinco anos... Aquelas com maior concentração de metais pesados devem ser recolhidas pelos fabricantes; as baterias com menor potencial de dano à saúde e ao ambiente devem ir para aterros licenciados. A indústria alega que investiu nos últimos anos no desenvolvimento de tecnologia limpa, eliminando as baterias com maior concentração de metais pesados, como alternativa à responsabilidade de recolher as baterias usadas. Os fabricantes dizem que caberia ao governo investir na apreensão de baterias contrabandeadas e em saneamento básico. (Jornal Folha de São Paulo, 24/01/2005.)
A partir das informações depreende-se que
(A) o desenvolvimento tecnológico pode atingir o meio ambiente, sobretudo quando a legislação vigente não é respeitada.
(B) as indústrias limitam as vendas de celular para evitar danos ao meio ambiente.
(C)os fabricantes de celulares não tomam quaisquer ações para minimizar possíveis problemas ambientais.
(D) os representantes do governo e os fabricantes concordam quanto ao atual modelo de descarte das baterias.
(E)a despeito da gravidade do problema, a legislação atual tem conseguido resolver de modo eficaz a questão.
Questão-41 -Gabarito=C |C3-H13, H15|
Após a avaliação das imagens abaixo e dos textos nelas contidos sobre o processo de independência do Brasil e a realidade social vivida nos primeiros anos do pós-independência, marque a opção mais coerente.
A) A primeira imagem retrata o entusiasmo com que a independência foi recebida pelos diversos segmentos da sociedade, enquanto a segunda demonstra que os escravos, muito embora, ainda na condição de cativos, não eram mais submetidos a condições hostis de trabalho e exploração.
B) Enquanto a primeira imagem, desprovida de ironia, sugere a total ignorância do povo que não percebia que o nosso pro-jeto de independência era atrelado aos interesses ingleses, a segunda reflete, ironicamente, a posição social dos escravos neste processo.
C) As duas imagens promovem uma interpretação crítica da Independência do Brasil, levando em consideração a tutela exercida pela Inglaterra, bem como a situação inalterada dos escravos no pós-independência.
D) As duas imagens assumem posições conservadoras por não evidenciarem ou criticarem abertamente as contradições econômicas e sociais existentes no contexto de nossa independência.
E) A primeira imagem demonstra o caráter econômico da independência, destacando as vantagens da entrada dos produtos ingleses no Brasil e a segunda que, no pós-independência, revela que apenas alguns escravos conseguiram ascensão social por realizarem trabalhos menos duros.
Questão-42- Gabarito=A-|C4-H19; C6-H27|
O conceito de Revolução Neolítica foi criado pelo arqueólogo australiano Gordon Childe para designar o processo caracterizado pelo início da sedentarização dos primeiros grupos humanos, graças ao descobrimento da agricultura e a domesticação de animais. Segundo alguns autores, o homem passou de para-sita a sócio da natureza. A sedentarização levou à formação de aldeias e à necessidade de organização e divisão do trabalho. Asrelações sociais se tornaram mais complexas e o resultado foi o surgimento de classes sociais, leis escritas, religião, governo e es-tado, que originaram as primeiras civilizações. Acerca da Revolução Neolítica, assinale a alternativa que explica corretamente o termo em destaque no enunciado.
A) O homem deixou de ser coletor e viver do que retirava da na-tureza e passou a utilizar os recursos naturais para reproduzir elementos da própria natureza em seu benefício.
B) A humanidade passou a viver exclusivamente do que a nature-za lhe oferecia, tornando-se dependente dos recursos naturais e sem atuar no ambiente de modo a alterar sua estrutura.
C) Com o surgimento das primeiras civilizações o homem passou a intervir na natureza, por exemplo alterando o curso de rios, sem contudo agredi-la, ao reconhecer a parceria entre ambos.
D) No processo de formação das primeiras civilizações, foi fundamental a simbiose entre o homem e a natureza, através de rituais religiosos que possibilitaram o conhecimento das técnicas agrícolas.
E) A passagem de uma economia coletora para uma economia produtora permitiu o aumento da expectativa de vida e o crescimento das populações que passaram a viver da agricultura e da pecuária.
-Questão43-|C2-H7, H8|Gabarito=A
03. A derrubada do Muro de Berlim completará vinte e dois anos em 2011. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembra-da como marco do fim de uma época. No contexto político inter-nacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domínio soviético sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrédito da via socialista como contraponto à via capitalista. Já para a Alemanha, a queda do Muro significou:
A) o início do processo de reunificação política, que passava necessariamente por uma redução das desigualdades econômicas.
B) a difícil integração entre os blocos capitalista e socialista, que passaram a conviver de forma livre no país que passou a comportar ambos os sistemas.
C) o início de um lento processo de reunificação, que em virtude das diferenças econômicas entre o capitalismo e o socialismo, ainda não se efetivou.
D) um rápido processo de integração econômica e social, favorecido pela disciplina e a produtividade dos trabalhadores alemães.
E) a restauração da unidade política e econômica, com a plena integração das duas partes incentivada pelo Plano Marshall.
Questão-44-|C6-H26| GBabarito=B
“Foi só um susto”
Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...“Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gen-te ficou assustada. Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe. (...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos. (...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos frequentes...”
Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sul-americana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes;
II. A formação geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozoica, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos;
III. Devido à sua formação Pré-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minério de ferro;
IV. O território brasileiro é formado apenas por dobramentos modernos.
Estão corretas, somente, as afirmações:
A I e II
B) I e III
C) II e IV
D) III e IV
E) II e III
Questão-45-||C5-H21,H23| Gabarito=C
Leia o texto abaixo e indique a alternativa que você considera correta.
DESIGUAIS NA VIDA E NA MORTE
A morte de Ayrton Senna comoveu o país. O desalento foi geral. Independentemente do “big carnaval” da mídia, todos pergunta-vam o que Senna significava para milhões de brasileiros. Por que a perda parecia tão grande? O que ia embora com ele?Dias depois, uma mulher morreu atropelada na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Rio Dias depois, uma mulher morreu atropelada na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Ficou estendida na estrada por duas horas. Como um “vira-lata”, disse um jornalista horrorizado com a cena! Nesse meio tempo, os carros passaram por cima do corpo, esmagando-o de tal modo que a identificação só foi possível pelas impressões digitais. Chamava-se Rosilene de Almeida, tinha 38 anos, estava grávida e era empregada doméstica.(...) Pode-se dizer, de um lado, o sucesso, o dinheiro, a excelência profissional, enfim tudo o que a maioria acha que deu certo e deveria ser a cara do Brasil, do outro a desqualificação, o anonimato, a pobreza e a promessa, na barriga, de mais uma vida Severina.O brasileiro quer ser visto como sócio do primeiro clube e não do segundo. Senna era um sonho nacional, a imagem mesmo da chamada classe social “vencedora”; Rosilene era “o que só se é quando nada mais se pode ser”, e que, portanto, pode deixar de existir sem fazer falta. Luto e tristeza por um; desprezo e indiferença por http://mapefonseca.blogspot.com/2011/05/airton-senna-emocao.htmloutro. Duas vidas brasileiras sem denominador comum, exceto a desigualdade que as separa, na vida como na morte.
Folha de S. Paulo, 1994, p.6-15.A desigualdade apontada no texto acima é:
A) decorrente das oportunidades que existem, onde uns conseguem aproveitar e outros não.
B) resultado das diferentes possibilidades de mobilidade social que existem para os homens e as mulheres na nossa sociedade.
C) resultado de relações sociais de exploração e da participação desigual na apropriação da riqueza gerada pela sociedade.
D) resultado da posição que as pessoas ocupam na hierarquização da sociedade em função das atividades profissionais que possuem.
E) resultado da maior capacidade intelectual e da aptidão pessoal de alguns em relação a outros.
Questão- 46C2-H10; C5-H22,H25| Gabarito=C
06. Analise os textos abaixo e responda.
Texto I
A Região Metropolitana de Fortaleza é a que tem maior percentualde empregados domésticos sem carteira assinada, dentre as regiõesmetropolitanas do Brasil.
Texto II
GOVERNO QUER ESTENDER DIREITOS PARA TRABALHADORAS DOMÉSTICAS
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, disse nesta quarta-feira, 27, que o governo pretende debater com parlamentares mudanças na Constituição para estender direitos trabalhistas às trabalhadoras domésticas.
O Artigo 7º da Constituição prevê benefícios aos trabalhadores, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro desemprego, mas deixou de fora as trabalhadoras domésticas. “As pessoas não podem esperar. Da nossa parte, o diálogo está aberto”, disse a ministra.A revisão do artigo é uma das recomendações do grupo de traba-lho, criado pelo governo federal, para avaliar a situação das trabalhadoras domésticas brasileiras. O levantamento do grupo foi divulgado hoje para lembrar o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.O estudo revelou que cerca de 7 milhões de brasileiras desempenham o trabalho doméstico, sendo que 73,8% não têm carteira assinada. A maioria é negra. Na informalidade, elas acabam por ganhar 30% menos em comparação a quem tem carteira assinada.
Quando a trabalhadora é negra e informal, o ganho é ainda menor, equivalente a 67,4% do salário mínimo.Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, o grupo constatou que a renda média mensal de uma trabalhadora doméstica era de R$ 523,50, enquanto que empregadas de outras categorias tinham ganho médio de R$ 826,11.Para as trabalhadoras domésticas sem vínculo formal, a renda caíapara R$ 303. No caso das empregadas negras e informais, o valor erade aproximadamente R$ 280.O grupo, formado por órgãos federais e da sociedade civil, propõe também a criação de um telefone para receber denúncias de assédio sexual e moral no ambiente do trabalho doméstico (disque-denúncia), estabelecer jornada de trabalho, mecanismos para facilitar o acesso à Previdência Social e medidas para reduzir a informalidade.http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2011/04/27/noticiabrasil,2163793/governo-quer-estender-direitos-para-trabalhadoras-domesticas.shtml.Considerando as informações retiradas da página do jornal O Povo
na Internet e com base no debate sociológico sobre o tema das “desigualdades sociais” no Brasil, podemos afirmar que:
I. o desemprego é uma condição de vida experimentada por muitos indivíduos na atualidade, levando-os a se submeterem a condições desumanas de trabalho, quando surgem. Ele é analisado pelas teorias sociológicas como uma “ques-tão social”, podendo ser um fenômeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de várias sociedades;
II. o texto explica que as elites brasileiras, apesar de pagarem pouco, têm com as empregadas domésticas um relacionamento cordial e que, por este motivo, nunca houve a necessidade de integrá-las ao grupo de trabalhadores assistidos pelos benefícios e políticas do governo para os demais trabalhadores;
III. as desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros no mundo do trabalho são explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, não tendo relação com o regime de produção baseado na mono-cultura, no latifúndio e na escravidão;
IV. os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantação de políticas públicas que tenham como meta sua inclusão no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das ações afirmativas, discutidas pelas instituições de Ensino Superior;
V. ao observar que são nas capitais nordestinas onde se tem o maior percentual de empregados domésticos sem carteira assinada, podemos concluir que é também no Nordeste onde as “questões sociais” produzem seus efeitos mais perversos, apesar dos discursos governamentais de que os direitos e conquista de cidadania já alcançaram a maioria da população.Selecione a alternativa correta.
A) I, III e IV estão corretas. B) I, IV e V estão corretas.
C) II, III e IV estão corretas. D) III, IV e V estão corretas.
E) I, III e V estão corretas.
Questão-47-|C4-H16, H20|Gabarito =B
09. Leia o texto a seguir.
Celulares e carros são, hoje em dia, objetos de grande desejo de consumo. Ter um carro pode representar muita coisa, sucesso com as garotas, inveja dos vizinhos, glamour, requinte. O fato é que poucos podem comprar um carro, estando este objeto longe da realidade da maioria. Celular, por sua vez, é uma mercadoria mais barata que co-meçou com um apelo funcional: a mãe conseguir falar com os filhos, ligar para alguém de qualquer lugar, uma ligação de emergência.Rapidamente ganhou funções “inúteis”, marcas, modelos e preços diferentes, transformando-se num objeto de forte apelo, capaz de mostrar aos demais “quem você é”, diferenciar ricos de pobres, pessoas de “bom gosto” e pessoas “fora de moda”.Adaptado de http://panoptico.wordpress.com/2007/04/20/celular.Acesso em: 22 abr. 2009.Os fenômenos sociais contidos no texto referem-se exclusivamente a:
I. mobilidade social ascendente, que expressa a melhora da posição do indivíduo no sistema de estratificação social, de-corrente da posse de mercadorias tecnológicas;
II. grupos de status referentes à hierarquização de pessoas e grupos com base em “estilos de vida” especiais, identificados pela posse de certos atributos e bens peculiares que confe-rem prestígio, honra e distinção social a seus membros;
III. reificação, que se refere à iniciativa do homem em atribuia coisas e objetos inertes características de seres “animados
ou “humanizados”, portadores de propriedades “mágicas”;
IV. classes sociais, entendidas como aqueles agrupamentos de pessoas estratificadas de acordo com suas posições nas relações de produção (propriedade, controle e apropriação dos meios de produção).Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
B) Somente as afirmativas II e III são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Um comentário:

  1. Qual é a reposta dessa pergunta ?
    Questão- 46C2-H10; C5-H22,H25| Gabarito=C

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