quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Simulado de História - Segunda Guerra-

EEM.Mons.José Carneiro da Cunha
   Chaval-Ceará              Série 3º
Simulado de História- 2014 -Regimes Totalitários,Segunda Guerra

Blog- www.agoraehistória.blogspot.com

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar." (Friedrich Nietzsche)

1-Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."

O candidato vencedor foi:

A) John Kennedy
B) George Washington
C) Woodrow Wilson

D) Fraklin Roosevelt
E) Harry Truman

2-Qual o nome da politica da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945?

A)Fascismo
B)Nazismo
C)Patriotismo
D)Comunismo
E)Liberalismo


3-O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava

A)As mulheres e os trabalhadores
B)Os fascistas e os estrangeiros
C)Os homossexuais e os soviéticos
D)A raça ariana e as mulheres
E)Os homossexuais e os estrangeiros

4-Uma das consequências da 1ª guerra mundial foi a implantação de regimes totalitários, que regimes são esses?

A)Liberalismo e fascismo
B)Comunismo e Ditadura
C)Nazismo e fascismo
D)Socialismo e democracia
E)Capitalismo e coronelismo

5-No ano de 1941, ocorreram dois fatos decisivos que mudaram profundamente os rumos da guerra, a entrada da União soviética no conflito e a entrada no conflito também:

A) Da Brasil

B) Dos Estados Unidos
C) De Portugal
D) Da África
E) Do Uruguai

6-"Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. As grandes massas, dizia ele, têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade". 
Lenharo, Alcir, Nazismo, "o triunfo da vontade". 6ª ed., São Paulo, Ática, 1998, p. 47-48.

A respeito do nazismo é correto afirmar:

A) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda.
B) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
C) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha.
D) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conseguiram manter-se a salvo das influências nazistas.
E) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.

7-É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante a Guerra Civil Espanhola:

A) Senhoritas de Avignon.
B) Impressão: nascer do Sol.
C) Persistência da Memória.
D) Guernica.
E) O Grito.

8-O filme "A queda - Os últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:

A) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
B) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
C) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
D) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
E) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.

9-Ao tipo de Estado criado por Mussolini, cuja organização estava fundamentada no sistema de sindicatos patronais e de trabalhadores, deu-se o nome de

A) democrático.
B) republicano.
C) oligárquico.
D) parlamentar.
E) corporativo.(totálitário )

10-Uel/2007-O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:

A) Nazismo
B) Integralismo.
C) Populismo.
D) Autoritarismo.
E) Totalitarismo.

11-O rompimento pelos nazistas do Pacto Germano-Soviético firmado entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1939, fez com que a União Soviética entrasse na Segunda Guerra em 1943. O que foi o Pacto Germano-Soviético?

"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"
"Rosa de Hiroshima" (Gerson Conrad e
Vinícius de Moraes)

Podemos considerar que o texto acima debate:

A) a herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ªGuerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
B) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
C) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
D) a paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
E) as armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria Guerra Mundial.

12-Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

A - Alemanha, Itália e Japão.
B - França, Inglaterra e Estados Unidos.
C - Alemanha, Itália e Rússia.
D - Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.


13-Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A - Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B - Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C - Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D - Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.


13-(UFOP) O século XX foi marcado por uma grande quantidade de guerras, que resultaram em milhares de mortes. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

A) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
B) Os Estados Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem evitado envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
C) A América Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de seus Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.

D) A Segunda Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso de bombardeio sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.

14-A ascensão de Hitler ao poder, no início
dos anos trinta, ocorreu:

(A) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
(B) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
(C) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
(D) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
(E) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

14-O Bloco dos Aliados, formado durante a Segunda Guerra Mundial, era formado por Reino Unido, França, União Soviética e:

A)Ucrânia.
B)Japão.
C)Itália
D)Peru.
E)Estados Unidos.

15-Foram lançadas duas bombas atômicas no Japão. Qual país as lançou?
A)Brasil.
B)Alemanha.
C)Estados Unidos.
D)Itália.
E)França.

16-G1 - utfpr 2013) Após 1945, a Europa, que foi palco das operações militares durante a Segunda Guerra Mundial, viveu um período de estagnação, em função da desaceleração de atividades econômicas, especialmente a agricultura, e dos problemas com a rede ferroviária destruída. A recuperação pós-guerra esbarrou na diminuição da população economicamente ativa em função do enorme número de mortes durante os combates. Logo, na esfera da política internacional formaram-se dois blocos hegemônicos que rivalizaram-se entre si e envolveram boa parte do mundo até o final dos anos 1980. Os blocos eram formados por:

(A) Alemanha e Japão.
(B) Alemanha e Inglaterra.
(C) Inglaterra e Estados Unidos.
(D) Estados Unidos e União Soviética.   
(E) União Soviética e Alemanha.

17--(Ufms) Os atentados terroristas, ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, foram comparados, por analistas políticos e pela imprensa internacional, com o ataque japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor e com o assassinato, na cidade de Sarajevo, do herdeiro do trono austríaco, arquiduque Francisco Ferdinando. Esses dois últimos fatos marcaram, respectivamente,
A) a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Vietnã.
B) o início da Guerra do Iraque e o início da Guerra do Vietnã.
C) o início da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra dos Sete Dias.
D) o início da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial.
E)a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Primeira Guerra Mundial.

18-"Na guerra eterna a humanidade se torna grande - na paz eterna, a humanidade se arruinaria."

Este discurso, pelas idéias que defende, só pode ter sido proferido por:

A) o atual Rei da Espanha
B
) Hitler
C
) O Primeiro Ministro atual de Portugal
D
) Getúlio Vargas
E
) Malthus

19-Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A-O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B-O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano.
C-O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D-O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

20-Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):

A)ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor
B)invasão da França por tropas italianas
C)política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país
D)apoio dado pela Onu aos países latino-americanos participantes do conflito
E)afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil

21-(UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

A)os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo
B)os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia
C)os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos
D)os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África
E)os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor



Nenhum comentário:

Postar um comentário