sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ERA VARGAS


 "Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte (...)."
O trecho acima está relacionado aos acontecimentos de 24 de agosto de 1954, que culminaram:
a) na morte do recém-eleito presidente Tancredo Neves, em função de graves problemas de saúde.
b) no fim do período populista, com a queda do presidente João Goulart.
c) no afastamento do presidente Costa e Silva, devido a problemas de saúde e o impedimento do vice-presidente civil Pedro Aleixo.
d) na renúncia do presidente Jânio Quadros, gerada pela oposição da UDN à política externa independente.
e) no suicídio do presidente Getúlio Vargas, pressionado por seto­res conservadores e grupos internacionais.

Alternativa –e

 "Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente se animar, oi
Eu já botei o meu
E tu não vais botar?
Já enfeitei o meu e tu não vais enfeitar?
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar."
(Retrato do Velho, de Marino Pinto e Haroldo Lobo)

Esse samba, muito popular na época, foi utilizado como instru­mento de propaganda pelo movimento político que visava o retor­no de seu líder. Identifique esse movimento e seu líder.
a) Jacobinismo e Floriano Peixoto
b) Monarquismo e D. Pedro I
c) Janismo e Jânio Quadros
d) Queremismo e Getúlio Vargas
e) Tenentismo e Luís Carlos Prestes

Alternativa-d

Nenhum comentário:

Postar um comentário