sexta-feira, 22 de outubro de 2010

NO TRAÇO DE BELMONTE, O MUNDO É A BOLA EM JOGO ENTRE TRUMAN E STALIN. ILUSTRAÇÃO DE 20-08-46..

                                              (Imagem da Internet)

(PUC-RIO)Assinale a alternativa na qual se encontra a melhor interpretação do desenho  do cartunista brasileiro Belmonte, em relação à situação mundial após a II GuerraMundial:
a) O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo.
b) A guerra se encerrara em 1945, e os principais aliados vitoriosos, EUA (Truman) e URSS (Stalin), estavam discutindo, em conferências internacionais, tratados de paz para a divisão dos territórios dos países derrotados.
c) O globo do desenho põe em evidência a América do Sul e a África, pois estes seriam os principais focos de disputa entre as grandes potências, já que, neste momento, a divisão européia estava consolidada.
d) O cartunista brasileiro teria cometido um equívoco, pois o governo inglês havia participado de todas as conferências internacionais, sendo um dos "três grandes". Além disso, a criação da ONU, em 1945, havia deslocado a discussão dos problemas mundiais para esse fórum.
 e) De aliados, na II Guerra Mundial, EUA e URSS transformaram-se em inimigos. Criaram, em 1946, alianças militares opostas (OTAN e Pacto de Varsóvia); dividiram a Alemanha, com a construção do Muro de Berlim; e iniciaram uma guerra localizada na Coréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário