sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ZÉ CARIOCA E A BOA VIZINHANÇA COM OS ESTADOS UNIDOS

(Imagem da Internet)

(PUC-SÃO PAULO)Foi em 1942 que o governo de Getúlio Vargas decretou o rompimento de relações diplomáticas com os países do Eixo nazifascismo .O "Zé Carioca", criado pela Disney em 1942, no filme "Alô, Amigos!", representaria o "brasileiro típico": alegre, brincalhão, amigável, receptivo aos estrangeiros. A criação dessa personagem relaciona-se, entre outros fatores,

A) ao período ditatorial do Estado Novo e à busca, pelo governo americano, de ampliar, pela propaganda, o apoio dos brasileiros ao governo Vargas.
B) à tentativa de incrementar a indústria do entretenimento no Brasil e ao esforço dos norte-americanos de se identificarem à tranquilidade brasileira.
C) ao contexto da Segunda Guerra Mundial, com a entrada do Brasil no conflito, e à política de boa vizinhança do governo Roosevelt.
D) a sequência de vitórias brasileiras em batalhas no norte da Itália e ao interesse norte



Resposta: C
Resolução: Foi em 1942 que o governo de Getúlio Vargas decretou o rompimento de relações diplomáticas com os países do Eixo nazifascista. Nesse contexto do Estado Novo, uma ditadura com características semelhantes às dos regimes da Alemanha e da Itália, o Brasil fez a opção pelo alinhamento com os Estados Unidos e os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Embora os Estados Unidos condenassem o regime autoritário do Estado Novo, ao contrário da afirmação contida na alternativa A, o governo Roosevelt buscou o apoio do Brasil no conflito, por meio da Política de Boa Vizinhança, na qual os Estúdios Disney tiveram intensa participação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário