domingo, 17 de agosto de 2014

Série 2º Turma B SIMULADO O2 de História- 2014-ILUMINISMO


EEM.Mons.José Carneiro da Cunha
Nome___________________Nº___Série 2º Turma B
SIMULADO O2 de História- 2014-ILUMINISMO

1-(Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)

Neste pequeno trecho, Adam Smith
A) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
B) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
C) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
D) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.

3- Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:

A) "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."
B) "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."
C)"Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a( multiplica."
D)"Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"
E) "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado.

4-No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:

A)industrial.
B) comercial.
C)agrícola.
D)financeiro.
E) extrativista.

5-O príncipe é, para sociedade que governa, o que a cabeça é para o corpo; deve ver, pensar, agir por toda a comunidade, a fim de conseguir-lhe todas as vantagens... É apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, com sabedoria, totalmente desinteressado, como se a cada momento tivesse de prestar contas de sua administração.”
(Frederico II, Rei da Prússia). Tais palavras expressam:

A) O absolutismo.
B)O maquiavelismo.
C)O liberalismo.
D)O despotismo esclarecido.
(e)A democracia.

6-Entre as principais propostas formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O Espirito das Leis”, podemos citar:

A) separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário;
B) sufrágio universal;
C) direito divino dos reis;
D) Parlamento composto por membros da nobreza;
E) regime presidencialista.

7-Adam Smith, em A Riqueza das Nações (1776), lançou os fundamentos da economia Política Clássica.
Para esse autor, o crescimento da riqueza de uma nação depende:

A) da intervenção do Estado na economia.
B) da natureza e do uso correto do solo nas atividades agrícolas.
C) da produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
D) da quantidade de metais preciosos e recursos minerais, acumulados com a exploração das colônias.
E) do incremento das atividades comerciais, através da criação de companhias de comércio.

8-O Liberalismo como ideologia da burguesia está construído sobre quais princípios fundamentais?

A) Propriedade privada, liberdade de pensamento, igualdade jurídico-política.
B) Igualdade de classe, liberdade de pensamento, materialismo.
C) Propriedade privada, corporativismo, liberdade de expressão.
D) Igualdade jurídico-politica, fraternidade, exaltação ao misticismo.
E) Igualdade de classes, liberdade religiosa, corporativismo.

9-Em sua obra "O Espírito das Leis", Montesquieu critica o abuso de poder pelo Estado absolutista. Qual a proposta desse escritor para que o Estado fosse mais democrático? Assinale a alternativa correta.

A)-Ele criou leis com o objetivo de limitar o poder do rei através da Magna Carta.
B)-Ele propôs a criação de três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
C)-Ele valorizava a ciência de que nenhum homem nasceu livre de espírito.
D)-Ele afirma que a Igreja é a principal ordem cristã, acima do Parlamento.

10)Sobre o Iluminismo, relacione as idéias com seu autor/grupo.
(1) Voltaire
(2) Montesquieu
(3) Rousseau
(4) Liberalismo
(5) Maçonaria
(6) Despotismo Esclarecido

A) (3 ) Disse que a educação deve tornar os homens mais livres e soberanos.
B) (2 ) Distingue três tipos de governo: república, monarquia e despotismo.
C) (1 ) Estado deveria ser laico.
D) (6 ) Os monarcas devem pôr em prática as reformas racionais.
E) ( 3) Afirmou que a desigualdade entre os homens não é natural.
F) ( 4) O trabalho humano é a verdadeira fonte de riqueza.
G) (1 ) Defende a razão e seu livre exercício.
H) (6 ) Deve-se permitir o funcionamento das leis da natureza.
I) ( 4) Combate à intervenção do Estado na economia.
J) ( 2)Defendeu a divisão do poder em três setores: Executivo, Legislativo e Judiciário.
K) (5 ) Responsável pela difusão de ideias liberais.

11-Podemos definir "Despotismo Esclarecido" como:

A) o governo dos mais esclarecidos
B) o governo dos reis absolutos
C) a conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D)aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas
12-Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

A) o governo da maioria
B) o governo parlamentar.
C) a liberdade de comércio
D) o intervencionismo estatal na economia

13-Em linhas gerais, podemos afirmar que o Iluminismo:
A) ( ) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B) ( ) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C) ( ) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D) ( ) defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E) ( ) influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecido

14-O "Ato de Supremacia" assinado pelo rei Henrique VIII:

A) tornava o rei chefe da Igreja
B) subordinava o rei ao parlamento
C) atendia aos interesses da Igreja
D) concedia liberdade religiosa na Inglaterra
E) aumentou o poder da nobreza

15-RELACIONE A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª:
(1) Igreja Católica
(2) Ilustração
(3) Déspotas
(4) Enciclopédia
(5) Montesquieu
(6) Adam Smith
(7) Absolutismo
(8) Rousseau
(9) John Locke
(10) Constituição

(4 ) Obra que reunia todo o conhecimento científico e filosófico.
( 7) Governo concentrado nas mãos do rei.
(1 ) Era muito criticada por Voltaire.
(5 ) Defendia a criação dos três poderes.
( 2) Movimento cultural europeu do século XVIII.
(9 ) Acreditava que todos os homens nascem livres e iguais e tem direitos à vida e à propriedade.
( 3) Reis absolutistas que conciliavam seu poder com ideais iluministas.
(6 ) Afirmava que a riqueza de um país depende da capacidade de trabalho de seus habitantes.
(10 ) Lei maior de um país que garante direitos e deveres dos cidadãos. Não existe em governos absolutistas.
(8 ) Defendia um governo democrático e pregava a liberdade econômica.

16-O termo vem do grego que significa natureza e poder. Designa o governo comandado pelas leis da natureza:
A) Fisiocracia
B) Lei iluminista
C) Iluminismo
D) feudolismo
E) filosofia

17-apresentavam, contudo, discordâncias quanto a essa fonte. Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:

A) terra e trabalho
B) agricultura e capital
C) indústria e comércio
D) metal precioso e tecnologia

18 –(UFF – 1999) “Todo homem, contanto que não transgrida as leis da justiça, permanece plenamente livre para seguir a estrada apontada por seu interesse e para levar onde lhe aprouver, sua indústria e seu capital, juntamente com aqueles, de qualquer outra classe de homens.” (SMITH,Adam. Textes Choisis. Paris, Dalloz, 1950, p. 275). Este texto apresenta a máxima do liberalismo inglês do século XVIII, pressupondo que a noção de liberdade ligava-se ao reino da Natureza, sem vinculações com a problemática do espaço. Assinale a opção que se identifica, corretamente, com o pensamento de Adam Smith.

A) As atitudes políticas dos cidadãos, em particular sua liberdade de escolher seus representantes,era tema de interesse vital para os liberais do século XVIII, mormente em face dos primeiros movimentos operários.
B) A idéia de “nação”, como um espaço socialmente construído, é um dos fundamentos do liberalismo do século XVIII.
C) O conceito de “nação” está intimamente ligado ao “princípio da nacionalidade” formulado no século XVIII.
D) Até o final do século XIX o termo “nação” significava, simplesmente, o conjunto de habitantes de uma província, de um país ou de um reino,pertencendo muito mais ao domínio da Natureza.
E) O pensamento liberal parte do reconhecimento do valor e importância da cooperação humanamediante a forte presença do Estado.

19 – (UFMG – 1997) Assinale a alternativa que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith.
A) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos.
B) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só.
C) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade.
D) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem-Estar Social.

20 - (UFMG - 1997) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

A) Crença na razão como fonte pra a crítica social e política
B) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política
C) Idéia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo
D) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes

21-Foi considerado o pai do iluminismo:

A) John Locke
B) Saint Simon
C) Max Weber
D) Adam Smith
E) François Quesnay

22-"Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem."( FALCON, Iluminismo) O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
A) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
B) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
C) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
D) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional;
E) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.

23-Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'." A que filósofo iluminista refere-se o texto?
A) Voltaire
B) Montesquieu
C) Rousseau
D) Denis Diderot
E) Jean d'Alembert

24(G1) O Iluminismo contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais. Entre elas, destaca-se:

A) fim do Despotismo Esclarecido.
B) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria do Direito Divino.
C) apesar da intensidade das idéias revolucionárias iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.
D) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.
E) mesmo com bases revolucionárias, defendia a servidão.

25-(Uel) Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo que basicamente se caracterizou como:

A) Um movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento.
B) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento racional em prol dos liberalismos político e econômico.
C) Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
D) Uma reação contrária à sistematização do saber e à soberania popular.
E) Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos artistas

26-Leia as frases de pensadores iluministas.

(...) encontramos nossos lucros no prejuízo de nossos semelhantes e a perda de um quase sempre determina a prosperidade de outro.” (Jean-Jacques Rousseau)

(...) aquele que alimenta a sua loucura com o crime é um fanático (...). Há também fanáticos de sangue-frio: são juízes que condenam à morte aqueles cujo único crime consiste em não
pensarem como eles (...)” (Voltaire)

27-(Ufrs) No século XVIII, a filosofia das Luzes - o Iluminismo - constituiu um momento decisivo na história das idéias.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, referentes a esse tema.
(V ) O movimento das Luzes teve seu maior esplendor na França, que constituía a maior potência da Europa ocidental, seja pelo número de habitantes, seja pelos recursos econômicos.
( F) A despeito da concepção positiva da natureza humana e, portanto, da crença da perfectibilidade do homem, os pensadores iluministas recusaram qualquer engajamento na vida pública, negando a validade das reflexões políticas.
(V) As Luzes encontraram suas raízes no progresso realizado no campo científico, ao longo do século XVII, através das contribuições de Galileu e Pascal, entre outros.
(V) Como princípio-chave, a filosofia iluminista almejava fazer progredir o espírito crítico através de uma reflexão livre: a razão tornou-se o imperativo supremo.
(F ) O século das Luzes pôde atingir tamanho desenvolvimento na medida em que contou com a mais ampla liberdade de expressão e de imprensa, à qual o Estado não impunha censuras.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F - F - V - V - V.
B) V - V - F - F – F.
C) F - V - F - V - V.
D) V - F - V - V - F.
E) F - V - F - F - V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário