EEM.Mons.José
Carneiro da Cunha
Nome___________________Nº___Série
3 º Turmas A,B,C,D Cidade:Chaval
Simulado
de História -Agosto 01 de 2014--Regime Totalitários-Crise de 1929
Professora:
Edna 3º Período-2014
1 – “A crise
atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o
plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de
Londres, todos foram atingidos”. (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ
L EUROPE, T. I. Flamarion). O autor se refere à crise mundial de
1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
A)
o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da
intervenção do Estado na economia.
B) o aumento do
número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
C) a expansão do
sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
D)a
imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da
acumulação de estoques.
E) o crescimento
acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o
pleno emprego.
2
– O Entre Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu
conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção
que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas
desse período:
A) A rápida
recuperação da produção europeia foi impulsionada pelos novos
mercados abertos pela expansão colonial.
B) A crise alemã
de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos
EUA, o principal centro econômico do mundo.
C)
A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos
países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência
com a norte-americana.
D) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal
D) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal
causa o abalo
provocado pela Revolução Russa.
E) A reconversão
foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala
mundial, principalmente em economias periféricas.
3 – A grave
crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na
década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida
governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o
"New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas
principais desse programa foi o(a):
A) encerramento
dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
B) fim do
planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C) imediata
suspensão da emissão monetária.
D)
política de estímulo à criação de novos empregos.
E) redução dos
incentivos à produção agrícola.
4 – A riqueza
dos anos 20 do século XX, traduzida pela crença otimista no modo de
vida americano – “o american way of life” -, popularizado
durante o "New Deal", e a depressão econômica dos anos 30
do mesmo século, com suas enormes filas de pobres e desempregados,
estiveram relacionados à
A) alta crescente
dos preços agrícolas, que impediram o deslocamento do poder
aquisitivo para a compra de bens industriais e serviços.
B) decisão
norte-americana de reduzir o ritmo da produção industrial e
agrícola alcançado no período da Guerra de 1914-1918.
C)
expansão da oferta de mercadorias, da publicidade e da indústria do
lazer favorecidas pelo crédito fácil e aliadas à especulação com
ações.
D) onda puritana
que fortaleceu o espírito de poupança, contendo os investimentos da
classe média e do operariado.
5 – Em março
de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise
econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da
população ativa...O novo presidente, discursando em sua posse,
disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos
agir, e agir com rapidez”. A solução encontrada denominou-se
A)
New Deal, nova política governamental destinada a revitalizar e
preservar o sistema capitalista.
B) Fair Deal,
política de estabilização dos preços agrícolas com subsídios
aos produtos rurais.
C) Big Stick,
desenvolvido pelo presidente, com o direito de intervenção na
América Latina.
D) Política de
Portas Abertas, na qual reivindicava a liberdade de comércio para
todas as nações.
E) NEP, um misto
de princípios socialistas e capitalistas, que dava ao Estado o
direito de propriedade sobre os meios de produção.
6 – Em linhas
gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou
principalmente
A) da queda da
exportação, desemprego e aumento de consumo interno.
B) da
desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos
gêneros agrícolas.
C) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
C) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
D)
da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando
quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se
desenvolvera rapidamente.
E) da emissão de
papel-moeda e o abandono do padrão-ouro que permitiram ao Banco
Central financiar o seguro-desemprego.
7 – “O
enriquecimento fácil e rápido era o sonho da maioria dos
norte-americanos. O perigoso vírus da especulação contaminava
especialmente aqueles que viviam em Nova York, mais próximos da
caixinha mágica — a Bolsa de Valores — onde tais maravilhas
aconteciam.”
O clima de
euforia contaminou a economia e a população norte-americana durante
boa parte da década de 20 do século XX. Um dos fatores responsáveis
por essa situação era
A) a incapacidade
da União Soviética construir, na época, um modelo alternativo ao
capitalismo, sucumbindo a frequentes crises econômicas.
B) a superação
da crise do pós-1ª Guerra Mundial na Europa com a utilização do
Plano Marshall do qual os Estados Unidos eram o fiador.
C) a certeza da
ocorrência de uma nova guerra mundial, o que criava condições
próprias para o crescimento econômico baseado no “esforço de
guerra”.
D) a
impossibilidade de uma Europa controlada por regimes nazifascistas de
fazer frente à democracia norte-americana.
E)
o crescimento contínuo da produção industrial americana durante
quase toda a década, impulsionado, em especial, pela indústria
automobilística.
8-"Aqueles
que governam devem saber que têm o direito de governar porque
pertencem a uma raça superior." (Hitler)
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:
A)
Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
B) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
C) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
D) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
E) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.
B) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
C) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
D) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
E) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.
9-(FUVEST)
Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica
destruição dessa cidade basca por:
A)
ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
C) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
D) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
E) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
C) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
D) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
E) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
10-Mackenzie/2009
"O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." (Benito Mussolini )
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
"O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." (Benito Mussolini )
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
A)
submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com
a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.
B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.
11-Uel/2007-O
fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de
extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominação
que lhe foi dada no Brasil:
A)
Nazismo.
B)
Integralismo.
C)Populismo.
D)Totalitarismo.
12-(FUVEST)
O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado
por:
A)
crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização
ideológica entre fascismo e comunismo;
B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
C) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
D) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
E) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
C) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
D) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
E) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
13-Por
mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis
de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais
burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma
revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis
contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936,
no entanto, irrompeu a contrarrevolução, levando a uma guerra civil
que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal
consequência:
A)
a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o
comando do rei Juan Carlos;
B)
a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de
70;
C) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
D) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
E) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.
C) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
D) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
E) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.
14-(FUVEST)
A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
A)
pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das
humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
C) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
B) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
C) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
D)
a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar
uma coalizão governamental;
E) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
E) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
15-O final da
Grande Guerra em 1918, quando a Alemanha, obrigada a assinar o
Tratado de Versalhes, caiu numa forte crise política e econômica.
A) A quebra da
bolsa de Nova Iorque em 1929, que afetou a Alemanha, em melhores
condições econômicas nesse momento, e levou-a ao colapso.
B) O início da Primeira Guerra Mundial em 1914, quando a Alemanha e a Áustria-Hungria declararam guerra à Rússia e à França.
C) A ascensão do nazismo em 1933, que trouxe consigo a suspensão dos direitos civis e a gradativa marginalização dos judeus.
D) Ao início da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando a Alemanha realizou a Blitzkrieg (guerra-relâmpago) sobre a Polônia, anunciando o desejo de um império alemão.
B) O início da Primeira Guerra Mundial em 1914, quando a Alemanha e a Áustria-Hungria declararam guerra à Rússia e à França.
C) A ascensão do nazismo em 1933, que trouxe consigo a suspensão dos direitos civis e a gradativa marginalização dos judeus.
D) Ao início da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando a Alemanha realizou a Blitzkrieg (guerra-relâmpago) sobre a Polônia, anunciando o desejo de um império alemão.
16-Uma
das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão
será incluída na ordem do dia no Parlamento
(poder l-egislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim,
podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:
A)
militarismo;
B)
totalitarismo ;
C)unipartidarismo;
D)
nacionalismo
E)
segregacionismo
17-Alguns
historiadores afirmam que o nazifascismo representava uma reação
nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da
primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum, as
seguintes características:
A)
totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.
B)
totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo.
C)
idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.
D)
democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.
E)
idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.
18-É considerada
a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos
ataques nazistas à sua cidade natal, durante
A)Guerra
Civil Espanhola:
B)
Senhoritas de Avignon.
C)
Impressão: nascer do Sol.
D)
Persistência da Memória.
E)
O Grito.
19-(UNITAU)
O nazismo e o fascismo surgiram:
A) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
B)
da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas
liberais" de tendências individualistas;
C)
com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha,
agregando partidos populares;
D)
com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às
camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;
E)
do coletivismo pregado pelos marxistas.
20-"Quando
a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido
Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema
liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise
permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la.
Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a
candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado
pelo candidato dos democratas."
O
candidato vencedor foi:
A)
John Kennedy;
B) George Washington;
C) Woodrow Wilson;
B) George Washington;
C) Woodrow Wilson;
D)
Fraklin Roosevelt;
E) Harry Truman;
E) Harry Truman;
Nenhum comentário:
Postar um comentário