domingo, 17 de agosto de 2014

Simulado de História-Agosto 01 de 2014--Regime Totalitários-Crise de 1929-Turmas:A,B,C,D,


EEM.Mons.José Carneiro da Cunha
Nome___________________Nº___Série 3 º Turmas A,B,C,D Cidade:Chaval
Simulado de História -Agosto 01 de 2014--Regime Totalitários-Crise de 1929
Professora: Edna 3º Período-2014

1 – “A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos”. (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion). O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:

A) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
B) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
C) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
D)a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
E) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.
2 – O Entre Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período:

A) A rápida recuperação da produção europeia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
B) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
C) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
D) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal
causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
E) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.

3 – A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):

A) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
B) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C) imediata suspensão da emissão monetária.
D) política de estímulo à criação de novos empregos.
E) redução dos incentivos à produção agrícola.

4 – A riqueza dos anos 20 do século XX, traduzida pela crença otimista no modo de vida americano – “o american way of life” -, popularizado durante o "New Deal", e a depressão econômica dos anos 30 do mesmo século, com suas enormes filas de pobres e desempregados, estiveram relacionados à

A) alta crescente dos preços agrícolas, que impediram o deslocamento do poder aquisitivo para a compra de bens industriais e serviços.
B) decisão norte-americana de reduzir o ritmo da produção industrial e agrícola alcançado no período da Guerra de 1914-1918.
C) expansão da oferta de mercadorias, da publicidade e da indústria do lazer favorecidas pelo crédito fácil e aliadas à especulação com ações.
D) onda puritana que fortaleceu o espírito de poupança, contendo os investimentos da classe média e do operariado.

5 – Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa...O novo presidente, discursando em sua posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez”. A solução encontrada denominou-se

A) New Deal, nova política governamental destinada a revitalizar e preservar o sistema capitalista.
B) Fair Deal, política de estabilização dos preços agrícolas com subsídios aos produtos rurais.
C) Big Stick, desenvolvido pelo presidente, com o direito de intervenção na América Latina.
D) Política de Portas Abertas, na qual reivindicava a liberdade de comércio para todas as nações.
E) NEP, um misto de princípios socialistas e capitalistas, que dava ao Estado o direito de propriedade sobre os meios de produção.

6 – Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente

A) da queda da exportação, desemprego e aumento de consumo interno.
B) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas.
C) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
D) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
E) da emissão de papel-moeda e o abandono do padrão-ouro que permitiram ao Banco Central financiar o seguro-desemprego.

7 – “O enriquecimento fácil e rápido era o sonho da maioria dos norte-americanos. O perigoso vírus da especulação contaminava especialmente aqueles que viviam em Nova York, mais próximos da caixinha mágica — a Bolsa de Valores — onde tais maravilhas aconteciam.”
O clima de euforia contaminou a economia e a população norte-americana durante boa parte da década de 20 do século XX. Um dos fatores responsáveis por essa situação era

A) a incapacidade da União Soviética construir, na época, um modelo alternativo ao capitalismo, sucumbindo a frequentes crises econômicas.
B) a superação da crise do pós-1ª Guerra Mundial na Europa com a utilização do Plano Marshall do qual os Estados Unidos eram o fiador.
C) a certeza da ocorrência de uma nova guerra mundial, o que criava condições próprias para o crescimento econômico baseado no “esforço de guerra”.
D) a impossibilidade de uma Europa controlada por regimes nazifascistas de fazer frente à democracia norte-americana.
E) o crescimento contínuo da produção industrial americana durante quase toda a década, impulsionado, em especial, pela indústria automobilística.

8-"Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior." (Hitler)
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:

A) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
B) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
C) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
D) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
E) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.

9-(FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
A) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
C) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
D) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
E) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.

10-Mackenzie/2009
"O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." (Benito Mussolini )
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
A) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.

11-Uel/2007-O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:
A) Nazismo.
B) Integralismo.
C)Populismo.
D)Totalitarismo.

12-(FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
A) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
C) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
D) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
E) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

13-Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contrarrevolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal consequência: 
A) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos; 
B) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
C) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
D) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
E) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra. 
14-(FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu: 

A) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B) através de uma  ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
C) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
 
D) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
E) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

15-O final da Grande Guerra em 1918, quando a Alemanha, obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, caiu numa forte crise política e econômica.
 
A) A quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, que afetou a Alemanha, em melhores condições econômicas nesse momento, e levou-a ao colapso.
B) O início da Primeira Guerra Mundial em 1914, quando a Alemanha e a Áustria-Hungria declararam guerra à Rússia e à França.
C) A ascensão do nazismo em 1933, que trouxe consigo a suspensão dos direitos civis e a gradativa marginalização dos judeus.
D) Ao início da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando a Alemanha realizou a Blitzkrieg (guerra-relâmpago) sobre a Polônia, anunciando o desejo de um império alemão.

16-Uma das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento    (poder l-egislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:

A) militarismo;
B) totalitarismo ;
C)unipartidarismo; 
D) nacionalismo
E) segregacionismo

17-Alguns historiadores afirmam que o nazifascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum,  as seguintes características:

A) totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.
B) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo.
C) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.
D) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.
E) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.

18-É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante

A)Guerra Civil Espanhola:
B) Senhoritas de Avignon.
C) Impressão: nascer do Sol.
D) Persistência da Memória.
E) O Grito.

19-(UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:

A) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,  com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
B) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
C) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
D) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;
E) do coletivismo pregado pelos marxistas.
20-"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."

O candidato vencedor foi:
A) John Kennedy;
 B) George Washington;
 C) Woodrow Wilson;
 D) Fraklin Roosevelt;
 E) Harry Truman;

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